Artigos - Geral

“Procrastinação – Um hábito que pode ser mudado!”- por Márcia Sehn

Márcia Sehn (Foto: Divulgação)
Márcia Sehn (Foto: Divulgação)

Um dos maiores inimigos da produtividade é a procrastinação. E afinal, o que é procrastinação?

Procrastinar é o ato de deixar para amanhã o que deve ser feito hoje, o famoso ditado “empurrar com a barriga”. E isso não acontece somente em relação ao trabalho, mas em diversas áreas e situações das nossas vidas. Todos nós já passamos por momentos em que em vez de produzir algo que sabemos que deveria ser feito, escolhemos fazer algo menos produtivo e mais agradável para nós.

É fato, quase todos nós adiamos decisões e tarefas, alguns em maior escala do que outros, mas todos sofremos, de alguma forma desse mau hábito.

Então, se procrastinar é um hábito, como podemos mudar isso? É possível adquirir um novo hábito? A resposta é sim! A procrastinação é um hábito que pode ser eliminado a partir da adoção de novos comportamentos a serem praticados diariamente. Não é uma tarefa fácil, porém é possível. Isso por que como todo mau hábito para ser substituído por um novo hábito, requer muita dedicação, auto percepção, disciplina e comprometimento, uma vez que a mudança acontece de forma gradativa, pois nada muda da noite para o dia.

4 Dicas para minimizar a procrastinação:
1.    Se conhecer – Analise seu modo de agir e ser determinado, em quais momentos você realiza suas atividades com prazer. Algumas pessoas preferem fazer suas atividades à noite, enquanto outras possuem melhor rendimento durante o dia. Conhecendo o seu ritmo você consegue aproveitar qual é o melhor período para você trabalhar, estudar, descansar e se divertir.

2.    Enumere suas tarefas – Faça um check list das suas atividades e priorize quais são as mais importantes e urgentes, já que se pensar muito irá procrastinar e deixará para outro dia.

3.    Defina prazos de suas atividades – Depois de ter feito uma lista, coloque o prazo para a realização. Colocar um prazo final e máximo, é a diferença que faz entre fazer e não fazer.

4.    Faça imediatamente –  Não pense muito para realizar alguma tarefa da lista, faça imediatamente, se pensar muito irá procrastinar. Outro erro comum é ficar planejando, criando várias listas para fazer.

Tem uma frase que adotei para minha vida e que diz: “É mais importante que seja feito, do que perfeito!!!” Se você quer realizar os seus sonhos e conquistar objetivos na vida, precisa comprometer-se diariamente consigo mesmo e adotar comportamentos para eliminar a procrastinação. Pense em estratégias que você ainda não adotou e coloque-as em prática.

Lembre-se: “Você é repetidamente o que faz. A excelência não é um evento, é um hábito.” Aristóteles

Ótima semana!!!

Marcia Sehn – Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Pós-Graduada em Liderança Estratégica de Negócios e Pessoas