Vacina Destaques Estrela

Procura de atrasados pela segunda dose é intensa

Um dia depois de realizar a primeira etapa da dose inicial para pessoas com 18 anos ou mais, Estrela coloca em dia a imunização de quem está em atraso com a dose complementar

Nesta quinta-feira (19), um dia depois de realizar outra grande etapa de imunização contra a Covid para o público em geral, quando vacinou mais de 700 pessoas com 18 anos ou mais com a primeira dose (D1), o Governo de Estrela voltou a concentrar suas atenções à dose complementar (D2). A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) organizou outra etapa, mas esta para deixar em dia quem estava com a segunda dose em atraso. E a procura surpreendeu até mesmo a equipe de vacinação.

Ao todo foram 128 pessoas que compareceram à Unidade Básica de Saúde (UBS) Central – Posto Central, no Bairro Oriental. Algumas que deveriam ter completado o ciclo ainda em maio. Não é o caso de Estela Decker, 57 anos, mas que assim como as demais que procuraram o posto estava em atraso. “Quando chegou a minha vez de fazer a segunda dose, estava rouca, com um pouco de febre, não pude comparecer na ocasião. Mas agora não perdi a oportunidade. Já peguei Covid, quando cheguei a baixar hospital. Não quero mais isso perto de mim”, resumiu a moradora do Bairro Imigrantes.

Mutirões

A SMS dará sequência, agora, ao calendário normal de aplicação da D2. E na sexta-feira (27), novamente na UBS Central, das 8h às 11h, irá realizar outra sessão para vacinar mais estrelenses em atraso. Quanto a D1, uma nova oportunidade para o público dos 18 anos ou mais será proporcionada no próximo sábado, dia 28. Será realizado um mutirão, das 10h às 17h, no Parque Princesa do Vale, a fim de oportunizar a mais pessoas a presença na ação. Contudo, caso cheguem mais doses nos próximos dias, não se descarta a realização de outra etapa ainda em meio à semana.

Ao todo, Estrela já alcançou o total de 22.683 cidadãos com a D1, ou mais de 84% do público-alvo, hoje estimado em 26,9 mil pessoas com 18 anos ou mais, incluindo os adolescentes entre 12 e 17 anos que possuem comorbidades. E são agora 10.907 pessoas imunizadas por completo ou dose única, ou cerca de 40% do público-alvo. Mais informações pelo Whats 99127-9045.

Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: Rodrigo Angeli/Prefeitura de Estrela