Encantado RSS Rural - Agricultura Destaques

Produção de alimentos no Vale do Taquari é tema de palestra nesta quinta-feira

cintia-provisoria
Cintia Agostini será a palestrante (Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (06), a partir das 19h, no Auditório Brasil do Centro Administrativo, acontece a palestra “O papel da cadeia produtiva de alimentos no desenvolvimento do Vale do Taquari” com a presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Cintia Agostini. A atividade integra a 4ª Semana Municipal do Empreendedorismo e será realizada pelo Arranjo Produtivo Local de Agroindústrias Familiares do Vale do Taquari (APL AFVT) e Uergs. Logo após haverá a apresentação dos cases da Agroindústria Brandão de Muçum, Agroindústria MZ Alimentos de Encantado e Sucos Polezi de Putinga.

“Durante a palestra será destacada a produção de alimentos no Vale do Taquari, elencando as principais características do setor, com o intuito de instigar o espírito empreendedor dos participantes e desenvolver estratégias que possam contribuir para o desenvolvimento da economia local”, explica a gestora executiva do APL, Vanessa Daltoé.

A gestora ainda destaca que segundo o IBGE (2010), o Vale do Taquari possui 329.258 habitantes e aproximadamente 85.731 vivem no meio rural. No Vale, o número estimado de propriedades rurais é de 23.773, com tamanho médio de aproximadamente 13,53 hectares (IBGE, 2010).

“A região possui um perfil agropecuário com diversificação na agricultura familiar atuando nas atividades de avicultura de corte (32,09% do rebanho do estado), suinocultura (16,29% do rebanho do estado), pecuária leiteira (8,28% do leite in natura do estado), erva mate (40,4% da quantidade produzida no estado), apicultura (4,55% da produção estado), produção de grãos, fruticultura e olericultura (IBGE, 2010). A fruticultura no Vale do Taquari envolve 1,8 mil famílias e abrange 2,7 mil hectares de pomares comerciais de frutíferas – uva, laranja, bergamota, pêssego e melancia”, complementa Vanessa.

APL
O Arranjo Produto Local (APL) de Agroindústrias Familiares do Vale do Taquari é composto por um conjunto de empresas, produtores e instituições que mantém vínculos de cooperação, pois participam da mesma cadeia produtiva, com produtos semelhantes, utilizando insumos e tecnologias em comum.

“O APL AF – VT tem contribuído para o desenvolvimento das agroindústrias e a consequente melhoria na qualidade de vida e geração de renda. Entre as principais contribuições do arranjo destacam-se: geração de renda através da agregação de valor aos produtos agropecuários; geração de postos de trabalho descentralizados, principalmente no meio rural; produção de alimentos com diversidade e qualidade ampla; incentivo ao desenvolvimento das economias locais e regionais através da ampliação do consumo de bens, equipamentos e insumos produtivos; e crescimento da arrecadação de impostos pela dinamização das economias local e regional”, ressalta a gestora.

A 4ª Semana Municipal do Empreendedorismo conta com o patrocínio do Sicredi e da Dália Alimentos. Ela é realizada pela CDL Encantado, APL – Agroindústrias Familiares do Vale do Taquari, Uergs, Amturvales, ACI-E, Secretaria Municipal da Juventude, Desporto e Turismo, LUMECEP Região dos Vales Comunicação Digital e Lume Eventos.

Texto: Portal Região dos Vales