Destaques Doutor Ricardo RSS Rural

Produção de Morango em Substrato é tema de minicurso em Doutor Ricardo

morango_substrato_doutor_ricardo
Produtores de Doutor Ricardo, Encantado, Putinga, Anta Gorda, Arvorezinha e Dois Lajeados participaram da atividade (Foto: Tiago Bald)

Com o objetivo de capacitar agricultores familiares, a Emater/RS-Ascar, com o apoio da Secretaria da Agricultura de Doutor Ricardo, promoveu na terça-feira (11) um minicurso de Produção de Morango em Substrato. O evento, realizado no auditório da Prefeitura, contou com a participação de extensionistas e produtores de Encantado, Putinga, Anta Gorda, Arvorezinha e Dois Lajeados, além do município sede.

Na ocasião, o assistente técnico regional (ATR) na área de Sistema de Produção Vegetal da Emater/RS-Ascar, Derli Bonine, enfatizou todas as partes relacionadas à tecnologia de cultivo — que vão desde a elaboração do substrato, passando pela produção das mudas e pela fertilização, até chegar ao controle de pragas e doenças. Além da parte teórica, a atividade contou com prática relacionada à confecção do substrato.

O minucurso, de acordo com Bonine, atende a uma demanda dos próprios agricultores, especialmente dos iniciantes, que têm mostrado grande interesse por esta tecnologia de cultivo. “Hoje, é possível afirmar que praticamente todos os municípios do Vale do Taquari possuem alguma iniciativa neste sentido, com agricultores investindo neste modelo de produção que, há até pouco tempo, era mais relacionado exclusivamente ao Vale do Caí”, analisa.

Além desta atividade inicial, a Emater/RS-Ascar programa para 2017 a continuidade da capacitação. Em janeiro será realizado evento sobre elaboração de biofertilizante. Em março, o foco será a conclusão das estufas. O primeiro encontro contou com a presença de autoridades, entre elas o prefeito de Doutor Ricardo, Alvimar Lisot. Também acompanhou a capacitação o ATR da Emater/RS-Ascar, Lauro Bernardi.

Texto: Ascom Emater