Segurança RS Educação RSS Cruzeiro do Sul

Proerd forma 46 alunos cruzeirenses

Em Cruzeiro do Sul o Proerd é desenvolvido desde 2005 (Foto: Marcio Steiner)

Na quinta-feira, dia 13 de dezembro, a Brigada Militar formou mais 46 alunos cruzeirenses no Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd). O evento transcorreu no Salão Comunitário do bairro Vila Célia.

Nesta edição foram envolvidos estudantes de 4º e 5º anos de duas escolas municipais: Adelino Lopes da Silva, do bairro Vila Célia – ao lado do salão, e Passo de Estrela, que leva o nome do bairro; e da Escola Estadual São Rafael, que também leva o nome do seu bairro. A instrutora foi a soldado Elizandra de Vargas.

O Programa consiste em uma ação conjunta entre a polícia militar, escolas e famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de entorpecentes e a prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.

Em Cruzeiro do Sul o Proerd é desenvolvido desde 2005, já tendo formado em torno de 2 mil alunos. Além de autoridades policiais, estiveram presentes as direções das três escolas participantes, pais, alunos, o Poder Legislativo representado pelo vereador Leandro Olbermann, o Conselho Tutelar e o Poder Executivo representado pela primeira dama Jucimara da Silva Hauschild e a secretária da Educação, Cultura e Esportes, Anelise Assmann.

O comandante-geral da Brigada Militar no Vale do Taquari, coronel Ricardo Hoffmann agradeceu as escolas, os pais e familiares pela parceira com a BM.

Além da formatura, aos três formandos com melhor texto foram entregues medalhas e jogos educativos: Vitória Caroline Pontin; Emanuele Maria da Costa; e Pauline Giovana da Silva. Além disso, foram sorteados quatro “leõenzinhos” de pelúcia oferecidos pelo Rotary Club de Lajeado.

Ao final, as direções das escolas entregaram mimos para a soldado que foi a instrutora das crianças.

Texto: Ascom Cruzeiro do Sul