Educação Westfália

PROERD forma mais 31 estudantes westfalianos

31 formandos prestaram juramento durante a formatura

Formatura foi realizada na segunda-feira, dia 24 de junho, no Centro

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) tem como objetivo prevenir e oportunizar uma vida mais saudável e segura. Em 2019, em Westfália, 31 estudantes de 5º Ano da rede municipal de ensino receberam formatura, em solenidade realizada na noite desta segunda-feira, dia 24 de junho, na sede do Flamengo Futebol Clube, no Centro do Município.

Nesta edição, o Grupo de Danças Corpo Livre, coordenado por Bibiana Cristine Scheer, fez a abertura da atividade, que contou com a presença de autoridades municipais e regionais, familiares dos jovens formandos e comunidade em geral. Com a companhia do mascote do PROERD, o Leãozinho, a solenidade de formatura, organizada pelo sargento da Brigada Militar (BM) de Westfália, Clairton Matos de Souza, seguiu com juramento, canto, dança e entrega de certificados.

Os 31 formandos são estudantes de duas escolas do Município: Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Olavo Bilac, de Linha Berlim, e EMEF Vila Schmidt, do Centro. Ao final do programa, os alunos tiveram a missão de elaborar redações, através das quais puderam mostrar os conhecimentos adquiridos. O melhor texto de cada escola foi premiado com uma medalha e uma bicicleta. Foram elas: Clarisse Schmidt, da EMEF Vila Schmidt, e Bruna Rakelli Goldmeyer, da EMEF Olavo Bilac.

Durante a solenidade, a secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Elisangela Schneider Wiethölter, salientou que a única forma de combater as drogas e a violência é unir forças. “O PROERD é, sem dúvidas, uma grande forma de combater o uso de drogas, de álcool e da violência. Precisamos nos manter unidos para combater estas questões que tanto prejudicam os nossos jovens. Parabéns Clairton por instruir este projeto no Município e parabéns aos jovens por esta formatura. Que os ensinamentos andem lado a lado com vocês para sempre”, desejou a secretária.

Da mesma forma, o prefeito de Westfália, Otávio Landmeier, parabenizou pelo trabalho desenvolvido pela Brigada Militar. “O Município tem apoiado, anualmente, a realização do PROERD, pois entendemos que este é um programa fundamental para as nossas crianças e jovens no que diz respeito à violência e ao uso de drogas e do álcool. No entanto, o apoio dos pais é, de igual forma, fundamental no processo de conscientização. Parabéns Clairton e parabéns aos formandos de hoje”, parabenizou Landmeier.

Representando o Comando do 40º Batalhão da Polícia Militar (BPM), Rogério Armando Hoffmann Filho também enalteceu a importância da participação dos pais no processo educacional dos filhos. “De nada adiantaria promover o PROERD se não houvesse a participação dos pais e da comunidade neste momento tão importante para estas crianças. Prestigiem os seus filhos, aconselhem e conversem com eles. Às crianças, deixo os parabéns e peço que façam a sua parte para um futuro promissor”, frisou ele.

Ao final, o sargento da BM de Westfália e instrutor PROERD, Clairton Matos de Souza, ainda deixou a sua mensagem. “A luta e a resistência contra a violência e as drogas não são exclusividade nossa, mas sim de toda a comunidade. Ela não termina com esta formatura, mas começa aqui para estes alunos, familiares, escolas e tantas outras entidades engajadas nesta luta. Sejam fortes, sejam vocês mesmos, utilizando os conhecimentos adquiridos”, aconselhou o instrutor PROERD, ainda agradecendo ao Município pelo apoio ao projeto.

 

O que dizem as crianças?

Clarisse Schmidt tem 10 anos e estuda na EMEF Vila Schmidt. Ela avalia o PROERD como importante para o desenvolvimento de crianças e jovens. “O programa nos ensina a ficar longe das drogas, da violência e do álcool. Sempre que puder, irei aconselhar meus amigos e pessoas próximas a ficarem distantes das drogas e, se alguém oferecer, a não aceitar”, destaca a estudante.

Bruna Rakelli Goldmeyer estuda na EMEF Olavo Bilac e também tem 10 anos de idade. Conforme ela, o PROERD auxilia na construção do futuro. “O PROERD ajuda os jovens a ficarem longe das drogas e a construírem um futuro bom e de sucesso”, enaltece Bruna, frisando que, sempre que puder, aconselhará aos amigos que usar drogas não vale a pena e é preciso manter distância.

 

PROERD em Westfália

Baseado no Programa Drug Abuse Resistance Education (Dare), desenvolvido de forma exitosa pela polícia de Los Angeles – Estados Unidos da América, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) foi implantado no Rio Grande do Sul em 1998 pela Brigada Militar. Em Westfália, o programa chegou no ano de 2004.

O PROERD objetiva dar à criança mecanismos para resistir ao apelo das drogas, através dos seguintes princípios:

  • * fornecer informações sobre efeitos nocivos do álcool, tabacos e drogas ilícitas;
  • * ensinar ao estudante como dizer não aos convites para o uso de álcool;
  • * ensinar ao estudante a importância de tomar decisões e responder por elas;
  • * trabalhar a autoestima das crianças, ensinando-as a resistir às pressões para o uso de drogas.

 

TEXTO E FOTOS: Paloma Driemeyer Valandro
Assessoria de Imprensa de Westfália