RS RSS Eventos Destaques Estrela

Professor do Núcleo Cultural de Estrela palestra em São Paulo

Fernando palestrou para 2,5 mil pessoas durante o evento (Foto: Diego Vara)

Fernando Tepasse, professor de teatro do Núcleo Cultural de Estrela e da Unimed VTRP, de Lajeado, CEO e fundador do Espaço da Arte, palestrou para cerca de 2,5 mil pessoas durante o Fator X Live, que aconteceu de 19 a 21 de janeiro, em São Paulo. Ele subiu ao palco do WTC nos três dias de evento, contando “A Jornada de Odin” e provocando reflexões sobre a importância de estar conectado com a sua essência e de romper com crenças que limitam e aprisionam.

O Fator X Live 2018 contou com a presença de empreendedores de todo o país, que aprenderam técnicas de marketing de diferenciação em 18 palestras e mais de 25 horas de conteúdo. Fernando foi convidado por Pedro Superti e Daniel Den, idealizadores do evento, para contar uma história inédita de superação e quebra de paradigmas. “Foi uma conquista muito grande ter a confiança e o reconhecimento dos meus mentores para subir seis vezes naquele palco e mostrar a minha arte, de forma a mobilizar as pessoas sobre a importância de viver o seu propósito”, explica Fernando.

A Jornada de Odin

“A Jornada de Odin” foi criada por Tepasse e Pedro Superti, com a colaboração de Maria Paula Corrêa. A história acontece numa cidade isolada entre montanhas. Apesar da escassez de recursos e da pobreza dos moradores, eles não cogitavam sair de lá, por medo de seres amaldiçoados que, segundo suas crenças, habitavam as montanhas. Odin, no entanto, não aceitou essa realidade e foi em busca da sua verdade, passando por situações extremas, que o fizeram rever seus conceitos.

“A Jornada de Odin” representa muitas passagens de nossa própria história, com todos os desafios e buscando ver o invisível, algo que é extremamente desafiador para maioria das pessoas”, comenta Gelson Mello da Costa, de Caxias do Sul. William Oliveira dos Santos, de São Paulo-SP, também conseguiu relacionar o que foi encenado com o seu dia-a-dia. “Muitas vezes nós nos vemos como Odin, sufocados com a lama até o pescoço e sem saber como sair, sem forças para seguir a jornada sozinhos. Então decidimos nos render, pensando não ter mais saída, mas quando menos se espera, vem uma força nos puxando para cima e mostrando o outro lado. Não estamos mais sozinhos”, reflete sobre uma das partes mais emocionantes da obra, quando Odin fica à beira da morte.

Tepasse acredita que o Fator X Live 2018 foi um divisor de águas na sua vida e carreira, que passa a ter mais um braço de atuação, além das aulas de teatro. “Foi a minha estreia como palestrante. Estou trabalhando desde o ano passado para me aprimorar, através de cursos com Roberto Shinyashiki. Quero ter a possibilidade de falar para mais pessoas, além dos meus alunos, sobre temas relevantes como família e propósito”. Para isso, está lançando o Programa “A Chave de Tudo”, que conta com as palestras “Família – como se conectar e viver em harmonia” e “A Jornada de Odin – Reencontrando sua essência”, que vai aprofundara história contada em São Paulo. Além dessas iniciativas, Fernando e Maria Paula estão preparando o Workshop “Conexão Propósito”, destinado ao público adulto.

Texto: Ascom Estrela