RS Educação RSS Cruzeiro do Sul

Professora cruzeirense participa de evento educacional em Minas Gerais

Fernanda, atualmente, trabalha na Emei Doce de Infância (Foto: Arquivo pessoal)

A professora de Educação Infantil, Fernanda Zanatta, que atualmente trabalha na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Doce de Infância, de Cruzeiro do Sul, foi umas das poucas gaúchas selecionadas para participar, em Minhas Gerais, de atividades dentro do projeto Time de Autores, da Associação Nova Escola.

Este Time de Autores foi desafiado a criar e disponibilizar 500 planos de atividades gratuitamente na plataforma digital da Associação. Toda a produção leva em consideração os campos de experiência e objetivos de aprendizagem trazidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Para ser selecionada, Fernanda fez sua inscrição no site, participou de provas, teve que responder a diversos questionários e encaminhar planos de aula. Dentre aproximadamente 4 mil professores da Educação Infantil inscritos em nível de Brasil, foram em torno de 40 selecionados, destes, a cruzeirense, única de nossa região, dentre os poucos do Rio Grande do Sul. “Foi a primeira vez que me inscrevi. Confesso que a exigência foi grande, mas consegui cumprir o proposto. Diante disso, com tudo pago pela Associação, me encontrei com os demais professores da área, durante quatro dias, em um hotel na cidade de Itapeva-MG, no mês de julho.

Esta foi a terceira etapa da produção do projeto que prevê, até o final, a produção de 6 mil planos de aulas Nova Escola. Além de marcar o início da produção, o evento trouxe uma série de palestras e atividades de formação para qualificar os professores-autores dos planos a desenvolver o trabalho. Mudanças que a Base apresenta em relação aos Parâmetros Nacionais Curriculares, o passo a passo para a criação de um bom plano e as premissas de um trabalho colaborativo com devolutivas foram alguns dos temas abordados durante a Virada de Autores.

Além disso, Fernanda conta que foi uma excelente oportunidade de aprendizado e de obter conhecimento das realidades de outras regiões do país. Também mostra que a Educação Infantil está crescendo. Se foi o tempo em que a criança ficava na escola por ficar. Os professores estão trabalhando de forma pedagógica e mais significativa. Pensando no desenvolvimento das crianças pequenas como cidadãos”, observa.

Os planos de aula que estão sendo desenvolvidos pelos professores-autores, dos quais Fernanda faz parte, serão disponibilizados no dite novaescola.org.br a partir de 2019. “Espero que isso também sirva de estímulo para que outros professores daqui participem e se tornem autores”, completa.

Texto: Ascom Cruzeiro do Sul