Cultura RS RSS Destaques Estrela

Professora lança livro de poesias em homenagem à sua mãe

A obra, com 93 páginas e 276 poesias, é a primeira da professora, formada em Letras e Pedagogia (Foto: Divulgação)

A professora Lovani Lord resolveu transformar a história da família, segundo ela de muitas dificuldades, em um livro. A obra, que será lançada nesta quinta-feira (11), às 19h30min, no Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann, em Estrela, retrata, sob a forma de poesias, histórias vividas principalmente pela bisavó, que veio da Alemanha, da avó e da mãe. “Homenagem à minha mãe” é uma referência especial à Eva Lopes Dutra, mãe da autora, que aos 79 anos – vai completar 80 no dia 5 de dezembro – sofre da doença de Alzheimer. “Mesmo que não tenha mais a percepção da realidade, sinto que ela fica feliz ouvindo as poesias, que leio toda a semana”, diz Lovani.

As histórias que ouvia sobre a bisavó, que pelas dificuldades da vida abandonou a avó com apenas dois anos de idade, e a doença da mãe, lhe inspiraram a escrever o livro. Mas as passagens tristes, segundo ela, são tratadas com a leveza da poesia. “Quem ler, certamente vai se inspirar a escrever a história de sua família”, projeta Lovani. “Homenagem à minha mãe” é também o reconhecimento à dona Eva Lopes, a mais nova de uma família de nove filhos, e que apesar do pouco estudo é um exemplo para todos. “Mesmo com apenas dois anos na escola, seus conselhos nos ajudaram a viver”, conta.

A mãe, conforme Lovani, sempre foi amante da leitura, hábito que cultiva até hoje pelas leituras que a filha faz todas as semanas. A obra, com 93 páginas e 276 poesias, é a primeira da professora, formada em Letras e Pedagogia. No Centro de Cultura e Turismo também estão expostas fotos das famílias. O lançamento da obra, nesta quinta-feira, tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Estrela.

A filha de Margarida

A história que conto agora me comove um pouquinho.
Em homenagem à minha mãe, que me criou com carinho!
Minha mãe se chama Eva, e é filha de Margarida.
Passou muito trabalho desde o início de sua vida!
Também teve alegrias, mas foram poucos os momentos.
A maior parte da vida ela só teve sofrimento!
Minha mãe mora aqui perto, foi assim que a vida quis.
Faço sempre de tudo, para que ela seja feliz!

Texto: Ascom Estrela