RS Educação RSS Lajeado

Profissionais da educação municipal debatem Base Municipal Comum Curricular

Essa atividade integra a formação continuada dos professores, também conhecida como parada pedagógica (Foto: Pietra Darde)

Na manhã desta quarta-feirA (22), profissionais da educação das escolas municipais de Lajeado estiveram reunidos para debater o protagonismo do professor na construção da Base Municipal Comum Curricular (BMCC). O evento, organizado pela Secretaria Municipal da Educação, aconteceu no Teatro da Univates.

Professores, monitores, recreacionistas, agentes socioeducativos, contratos emergenciais e estagiários da rede municipal participaram da palestra com a Professora Roselane Zordan Costella da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Durante a palestra, Roselane abordou a importância do professor na formação dos alunos e na construção da BMCC, contando as suas experiências e incentivando o público.

O evento contou com a presença do prefeito Marcelo Caumo e da vice-prefeita Gláucia Schumacher. “Ficamos muito felizes por poder reunir todos os profissionais da Educação. É importante ter momentos como este para discutir tanto a formação dos professores quanto a dos nossos alunos, garantindo a qualificação da educação no município”, disse o prefeito Marcelo Caumo.

A discussão sobre a base municipal já havia começado em encontros com equipes diretivas, professores da sala de recursos, laboratório de aprendizagem e professores da EJA, e neste encontro, foi ampliado para toda a rede, incluindo profissionais de escolas municipais de educação infantil, fundamental e projetos vida.

Essa atividade integra a formação continuada dos professores, também conhecida como parada pedagógica.

Sobre a palestrante Roselane Zordan Costella – A palestrante é graduada em Geografia (licenciatura) pela UFRGS e possui mestrado e doutorado focado em ensino de Geografia na mesma instituição. É autora de várias obras relacionadas à educação.

Sobre a Base Municipal Comum Curricular – A Base Municipal Comum Curricular será o fio condutor do trabalho da rede municipal. Ela deverá usar como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que foi homologada em dezembro de 2017. A BNCC é uma referência obrigatória para os currículos das escolas públicas e privadas de todo o país. O documento identifica as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica.

Texto: Ascom Lajeado