Educação Lajeado

Profissionais da educação participam de ações nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira, 14/08, a Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria da Educação (SED), realizou dois eventos distintos voltados para os profissionais da educação de Lajeado.

Curso de Primeiros Socorros

Pela manhã, no auditório da SED, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realizou o Curso de Primeiros Socorros para a segunda turma de profissionais da educação da rede municipal. A capacitação, que contempla a Lei n° 13.722/2018, será ofertada para todos os 2 mil profissionais da rede, que serão divididos em diversas turmas.

Em cada turma, participam representantes de cada uma das 23 Escolas de Educação Infantil (EMEIs), das 18 de Ensino Fundamental (EMEFs) e dos 6 Projetos Vida.

O curso, ministrado pelos enfermeiros Felipe Mann Angst e Ciro Antonio Saldanha Pimenta e pelo condutor Dalvan Alves Vieira tem como objetivo capacitar os profissionais para aprenderem a acionar o serviço de emergência e como portar-se em situações de emergência, realizando os primeiros socorros de uma forma correta. Durante a capacitação, foram abordados temas como imobilização de fraturas, atuação em crises convulsivas, febre, desmaios, engasgo no adulto e criança e parada cardíaca.

“A aprendizagem no curso pode ser usada para os profissionais tomarem atitudes que podem salvar vidas, seja no cotidiano da escola, presenciando situações de emergência, ou até mesmo dentro das residências com os próprios familiares”, explicou Felipe.

A diretora da EMEI Recanto Infantil, Emília dos Santos, conta que as práticas do curso ajudaram na compreensão dos assuntos e que agora se sente mais preparada para agir.

“Achei o curso bem legal pois os ministrantes foram muito práticos. Tudo o que os enfermeiros explicaram pode acontecer, e nós às vezes sentimos medo e não sabemos o que fazer”, contou. O próximo passo de Emília é compartilhar a experiência com as colegas. “Agora compartilharei o que aprendi com as outras professoras para que elas também se sintam mais seguras e preparadas para salvarem vidas, assim como eu. Acredito que não somente professores, mas todos deveriam estar preparados para quem sabe, ajudar alguém que possa estar ao nosso lado”, ressaltou.

A próxima turma será capacitada no dia 28/08.

Encontro para a construção do Documento Orientador do Território de Lajeado

Cerca de 70 profissionais da educação da rede municipal, privada e estadual de ensino estiveram reunidos hoje, 14/08, no segundo encontro, no Salão de Eventos da prefeitura, para dar continuidade ao estudo para a construção do Documento Orientador do Território de Lajeado.

O trabalho, mediado pela Secretaria da Educação (Sed), é proposto pelo Ministério da Educação, que definiu que caberia aos municípios a elaboração dos seus documentos orientadores considerando o território, a partir do processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

“O trabalho está sendo desafiador e enriquecedor. As três redes estão unidas para construir o documento referente aos processos identitários da territorialidade de Lajeado, pensando em “qual cidadão queremos formar”, explicou a coordenadora de ensino da SED, Dirce Scherer.

Conforme Dirce, a expectativa é concluir esse documento orientador até outubro. Após a conclusão, será marcada uma Audiência Pública. O próximo encontro será no dia 16/09.

 

Texto Pietra Darde
Assessoria de Imprensa de Lajeado