Educação RSS Colinas

Profissionais da Educação participam de formação durante o recesso dos alunos

Equipe que participou das atividades motivacionais e de estudo (Foto: Divulgação)
Equipe que participou das atividades motivacionais e de estudo (Foto: Divulgação)

A última semana foi de formação para os profissionais da Educação de Colinas. No dia em que iniciou o recesso escolar dos alunos, segunda-feira (18), a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (Smec), os professores, diretores e equipe pedagógica participaram de atividades motivacionais e de estudo.

A programação ocorreu em três dias – de 18 a 21 – e foi dividida em quatro momentos. Na manhã do dia 18, a secretária municipal de educação, Tânia Fensterseifer, apresentou um vídeo motivacional e estimulador, intitulado “Mãos Talentosas”, seguido de explanação da assessora da Smec, Marlise Gerhardt, sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) referente à educação infantil. O público-alvo foram os professores que atuam na área. A tarde foi marcada pelas mesmas atividades, porém, o estudo focou as séries iniciais.

Na terça-feira (19), foi a vez das séries finais receberem as orientações e informações. O último dia de atividades, quarta-feira (20), foi dedicado às oficinas de motivação, onde todos puderam interagir, trocar ideias e relaxar, promovendo a auto-estima e integração entre os participantes.

Segundo a titular da pasta, Tânia Fensterseifer, o documento final da BNCC ainda não foi aprovado, mas já conta com 651 páginas sobre os diferentes modelos de diversas áreas da educação básica. “Foram várias horas de estudo e de trocas, pois toda a Base é desenvolvida por objetivos, sendo que os conteúdos estão inseridos”, explica. Para ela, o estímulo permanente é a maior garantia de sucesso escolar. “Não é a Base que vai confirmar o êxito, mas sim o ânimo duradouro. Nem todos os estudantes têm uma família estimuladora, sendo que neste momento entra o papel do professor, que deve acreditar no seu aluno para que ele faça o seu melhor”, orienta. O recesso escolar para os alunos da rede municipal segue até 1º de agosto.

Texto: Ascom Colinas