Iniciativa Destaques Teutônia

Profissionais da rede pública municipal recebem capacitação para estimular o aleitamento materno

Ações integram a campanha do Agosto Dourado, mês em que se intensifica a conscientização sobre a importância da amamentação. Capacitação envolveu profissionais da saúde e da educação

 Durante o mês de agosto, a Administração Municipal de Teutônia, através das Secretarias de Saúde e Educação, realizaram capacitações referente à Semana Mundial do Aleitamento Materno, com o tema “Proteger a Amamentação: Uma Responsabilidade Compartilhada”. A ação envolveu os professores de todas as escolas de educação infantil, técnicos de enfermagem, enfermeiros e agentes comunitários de saúde do município de Teutônia. As capacitações foram realizadas em alusão ao Agosto Dourado, campanha de conscientização que tem o objetivo de incentivar a prática de amamentação, sendo que a cor se refere ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

Nos dias 18, 20 e 27, técnicos de enfermagem e enfermeiros participaram da capacitação referente aos cuidados e orientações que os profissionais devem ter na realização das consultas de enfermagem, realizadas com o recém nascido. Na terça-feira, dia 24, para o grupo de professores da Educação Infantil, os assuntos abordados foram relacionados à proteção do aleitamento materno dentro da estrutura escolar, que visa garantir a oferta de sala de apoio à amamentação, a fim de armazenar e oferecer o leite materno dentro das escolas. A enfermeira Obstetra e Consultora de Amamentação, Rose Halmenschlager, ministrou as duas capacitações.

Na quinta-feira, dia 26, o grupo de Agentes Comunitários de Saúde também participou de capacitação em alusiva ao Agosto Dourado. Os assuntos abordados foram em relação à amamentação e aos cuidados que se deve ter com o recém nascido, ministrado pela Médica Pediatra Lorena Berbet Coulamy.