RS Educação RSS Teutônia

Profissionais do Semear e supervisores recebem capacitação sobre inclusão escolar

Integrantes do Semear tiveram qualificação sobre autismo (Foto: Divulgação)

O tema inclusão, sempre presente nas escolas, é de extrema importância para garantir o acesso e permanência de todas as crianças e adolescentes na escola. Sempre procurando manter-se atualizados e no compromisso pela qualidade da educação, a Secretaria de Educação de Teutônia proporcionou momentos de formação aos seus profissionais.

No dia 1º de dezembro, integrantes do Serviço de Apoio Escolar e Ação Restaurativa (Semear) participaram de um encontro que teve como tema “Autismo (TEA): conhecer para entender”. A capacitação foi realizada no Hotel Ritter, em Porto Alegre, e contou com a participação de profissionais renomados sobre o tema.

Apesar de o Semear não atender diretamente os casos de TEA, é de extrema importância os profissionais se manterem atualizados para orientar pais, professores, monitores quanto ao manejo. Os palestrantes ressaltaram a questão da precocidade do diagnóstico através da observação dos sinais de risco nas crianças, principalmente na primeira infância. “Para isso, é importante conhecermos as fases do desenvolvimento infantil. O curso foi um momento de atualização e estudo mais aprofundado sobre o tema”, ressalta a fonoaudióloga Vanessa Barbosa Spolavori.

A professora Daniela salienta a importância da constante busca por conhecimento, principalmente quando se trata de inclusão escolar. “É um tema tão importante e desafiador para todos nós professores. A forma como os palestrantes abordaram o tema foi muito proveitosa e esclarecedora”, frisa.

Para a psicóloga Carina Wachholz, a capacitação foi uma oportunidade de ouvir profissionais renomados, com informações muito recentes, oportunizando um olhar amplo sobre o tema. “Os estudos de caso e relatos de experiência permitiram uma visão mais humanizada, possibilitando pensar o autismo nas mais variadas faixas etárias e em diferentes contextos”, avalia.

Já no dia 8 de dezembro, os supervisores das escolas municipais participaram de capacitação sobre Plano de Desenvolvimento Individual (PDI): Acessibilidade ao Currículo Escolar, com o professor Alberto Moura, da Faculdade Censupeg, de Porto Alegre. Moura já esteve no município em duas oportunidades, sendo que em uma delas palestrou para os professores da rede municipal, fazendo uma introdução sobre o tema.

Durante o curso, os supervisores tiveram a oportunidade de aprofundar e esclarecer suas dúvidas nos seguintes temas: aprofundar conhecimentos sobre os tipos de adaptações, conceitos de adaptações curriculares, criar Plano de Desenvolvimento Individual, conceito de currículo, adaptação x flexibilização curricular, acessibilidade ao currículo, Plano de Desenvolvimento Individual, legislação vigente sobre o tema e estudos de caso.

Texto: Ascom Teutônia