Arroio do Meio RSS Destaques Geral

Programa de Interiorização visita mais de 30 empreendedores de Forqueta

Floriculturas com mais de duas décadas de história no Distrito (Foto: Maica Viviane Gebing)

O Distrito de Forqueta recebeu a terceira etapa do programa de Interiorização da Administração Municipal Comunidade e Família, na última semana. Em função da quantidade de empreendimentos instalados no Distrito, as visitas iniciaram na quarta-feira à tarde, 18, seguiram durante toda a quinta-feira, 19 e encerraram na segunda pela manhã, 23. A comitiva liderada pelo Prefeito Klaus Werner Schnack, na companhia da vice Eluise Hammes e Secretário de Obras Paulo Heck, que responde temporariamente pela Subprefeitura, visitou 37 estabelecimentos/empreendedores, mais a Escola Municipal Professor Arlindo Back, onde recentemente foi executada ampliação para atendimento da Educação Infantil/etapa pré-escola em turno integral, além de realizar atendimentos à comunidade na Subprefeitura.

A visitação iniciou no Mercado e Agropecuária Hermann, com 25 anos de história no Distrito. Dali, seguiu para os empreendimentos turísticos do roteiro Caminhos da Forqueta, incluindo a propriedade com trilha ecológica de Helena Weizenmann, a cachaçaria Maders, Agroecologia Ferrari, onde encontraram-se com um grupo de turistas e empreendedores de Marques de Souza, Apiário Gisch/Costureira e cabelereira Adenilde Gisch, Camping do Ereneu, Estabelecimento Comercial Aloísio Weschenfelder e Café Colonial Reichert, que atende grupos por agendamento.

Pizzas, pães e bolachas 3 Garotos (Foto: Maica Viviane Gebing)

Na quinta-feira, as visitas iniciaram na Sul Esquadrias. O grupo seguiu para as futuras instalações da SS Móveis, Mármores Primus, Ateliê de bolsas personalizadas Hibisco, Transportes Storck, que atua desde a década de 80, Olaria Winck, com mais de 80 anos de história, Metalúrgica Hachtel, Doces Forqueta/Lancheria da Maria, loja Angel e Fábrica de Calçados Scheller, que produz artigos para a Beira Rio. O almoço com a equipe de servidores do Distrito foi no restaurante do jovem Tiago Müller. À tarde foram realizados atendimentos na Subprefeitura, onde aconteceu uma reunião com a participação de moradores solicitando o alargamento do travessão da Linha Bitsch. O Chefe do Executivo lavrou a ata com o pedido e assinatura dos participantes, encaminhando no outro dia, via protocolo, para a Secretaria de Planejamento. Na sequência o roteiro seguiu para as residências da empreendedora Clarice Hass e artesã Ângela Kölzer, Pizzaria e padaria 3 Garotos, com 20 anos de atividades, Floriculturas Backendorf e Meyer, ambas com mais de 20 anos, Cabelereira Reni, Olaria Schnack, Doceria Mamão com Açúcar, encerrando o segundo dia de interiorização na AgroCloss, ao entardecer. Para finalizar, na segunda-feira pela manhã, 23, o grupo visitou a Funilaria Prediger, artesão de vassouras Bruno Guillante, Metalúrgica PF e artesã Claci Feil.

Admirado com o dinamismo e qualidade dos empreendimentos, o Chefe do Executivo elogiou os empreendedores. “Essas iniciativas de cada um de vocês fazem o Município ser forte e diferenciado”, afirmou. “A interiorização reforça nosso compromisso com as comunidades e as famílias. É uma satisfação muito grande acompanhar de perto as atividades e rotina dos nossos empreendedores”, salienta Schnack. Após marcar presença nos Distritos de Palmas, Arroio Grande e Forqueta, o Programa de Interiorização deve seguir no segundo semestre, com agendas e dinâmica a serem divulgados.

Texto: Ascom Arroio do Meio