Iniciativa Arroio do Meio Destaques

Programa de preservação de nascentes e olhos d’água é apresentado ao Executivo

Foi apresentado na última semana ao prefeito Danilo Bruxel e vice-prefeita Adriana Meneghini Lermen o programa Água Viva. O seu principal objetivo é proteger nascentes e olhos d’água, por meio da construção de estruturas físicas de proteção para a captação da água, visando o atendimento das necessidades básicas das unidades familiares.

Realizado no gabinete do Executivo, o ato contou com a presença do secretário de Agricultura, Élcio Roni Lutz, coordenador do Departamento do Meio Ambiente, Paulo Régis Rheinheimer Júnior, o técnico em agropecuária da Emater, Elias de Marco, o engenheiro agrícola, André Rosenbach, além do presidente do Conselho do Desenvolvimento Agrário de Arroio do Meio (Conar), Diego Lansing e representante do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codemam), Ernani Arend.

Conforme De Marco, que lutava há 34 anos por um projeto deste porte, a preservação das fontes é necessária e urgente. “Preservar as águas superficiais é uma luta minha por muitos anos. Proteger a maior riqueza que temos é uma forma de evitar problemas de saúde pública”. Salienta ainda que nos últimos dez anos há um déficit hídrico, sendo que a tendência é se manter assim ou até mesmo piorar em todo o mundo.

 A secretaria de Agricultura será responsável por essa política pública. Já a Emater, com o apoio dos órgãos municipais, fará a avaliação e planejamento das ações e materiais necessários, além da orientação para a execução da proteção de cada nascente. O município, por sua vez, fornecerá materiais, equipamentos e produtos necessários para a proteção de nascentes e olhos d’água.

Proprietários interessados em participar do programa devem realizar cadastro junto à Emater, secretaria de Agricultura ou departamento do Meio Ambiente.