Saúde Estrela

Programa Farmácia Solidária busca incluir Estrela em sua rede

Deputada estadual Fran Somensi, idealizadora do projeto que já tem dez unidades no Estado, busca apoio para ampliar a iniciativa solidária

A Deputada Estadual Fran Somensi (Republicanos) visitou a Prefeitura de Estrela ao fim da tarde desta quinta-feira (11). Ela foi recebida pelo vice-prefeito João Carlos Schäfer. A principal bandeira da parlamentar, o projeto da “Solidare – Farmácia Solidária”, foi a pauta central do encontro. A iniciativa visa a doação de medicamentos por parte da comunidade, de consultórios médicos e da indústria farmacêutica; que depois de passarem por uma triagem técnica são doados para quem mais precisa, mediante receita médica.

O programa está presente hoje em Farroupilha, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Nova Petrópolis, Flores da Cunha, Bom Princípio, Santo Antônio da Patrulha, Canguçu, Lagoa Vermelha e Rio Grande. Projetos iguais tramitam em mais outros 30 municípios.

O secretário Municipal da Saúde, Celso Kaplan e o vereador Humberto Canigia Rerig acompanharam a visita de Fran Somensi e seus assessores. Eles trouxeram um resumo dos meios para a viabilização do Farmácia Solidária e outras frentes de atuação da deputada, a maioria ligada à saúde. Inicialmente, o projeto passou pelo crivo do Conselho Regional de Farmácias e Secretaria de Saúde do Estado; foi aprovado por unanimidade em plenário e sancionado na íntegra pelo Executivo, criando o programa de Estado “Solidare – Farmácia Solidária”, através da Lei Estadual número 15.339.

Em Farroupilha, casa de Fran Somensi, o projeto já beneficiou mais de 18 mil pessoas em pouco mais de cinco anos. Agora, a proposta é criar uma rede de farmácias solidárias no Estado, o que começa a se tornar realidade. “Hoje nós já temos dez farmácias solidárias em operação no RS, outras para serem implantadas, ajudando já milhares de pessoas no acesso a medicamentos gratuitos. Um programa simples, mas que chega efetivamente na população que mais precisa, gerando economia, saúde e cuidados com o meio ambiente”, destaca a parlamentar. “Além do valor social, tem a questão ambiental, pois prevê a logística reversa dos medicamentos industrializados e manipulados, que busca o descarte correto deles e suas embalagens, já que por não terem mais uso ou validade podem ser um risco quando em casa pelo seu uso irracional ou inadequado”, ressalta ela, que tem a formação de comunidades terapêuticas e a luta contra a Psoríase outra de suas bandeiras.

Para o vice-prefeito João Carlos Schäfer, o Farmácia Solidária viria a colaborar muito para com o município, uma referência regional e até estadual em saúde. “A área da saúde necessita de constantes investimentos gerais e cada vez maior atenção por parte do Poder Público e da população. A importância do apoio federal e estadual para melhorar os sistemas locais como um todo é ainda muito grande, e iniciativas como esta tendem a encurtar caminhos.”

O secretário municipal Kaplan completou. “Temos, enquanto município, colaborar dentro de nossas possibilidades para viabilizar projetos que já trazem excelentes resultados, e Estrela, como referência regional na saúde, pode servir neste caso como mais um positivo exemplo.” Para sua viabilização, o Farmácia Solidária necessita de uma sala separada para a operação e apoio de um farmacêutico. O vereador Canigia, que fez o convite para a deputada apresentar o programa ao executivo estrelense, prometeu dar sequência ao projeto. “Vamos encaminhar a proposta ao nosso Legislativo.” A deputada agradeceu a recepção e o apoio à sua causa. “Vamos juntos tornar essa rede ainda mais forte, abrangente e colaborativa.”

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Estrela

Fotos: Rodrigo Angeli/Prefeitura de Estrela