Meio Ambiente RS RSS Destaques Lajeado

Programa Lajeado Mais Verde completa um ano com 804 árvores plantadas

Mais de 800 árvores já foram plantadas em Lajeado durante um ano do Programa Lajeado Mais Verde (Foto: Divulgação)

Lançado pela Prefeitura de Lajeado em 21/09/2017, o Programa Lajeado Mais Verde completou na sexta-feira, dia 21/09, Dia da Árvore, um ano de existência. Ao longo deste período, um total de 804 mudas de árvores foram plantadas por todo município. O Lajeado Mais Verde tem o objetivo de promover e incentivar a arborização urbana responsável, que implica tanto o manejo adequado das plantas existentes quanto o plantio de novas mudas.

Conforme a engenheira florestal da Secretaria do Meio Ambiente, Sabrina Marques Wolf, para este manejo adequado pode ser necessária a poda ou mesmo a supressão de árvores. Neste caso, ele explica que é necessária a autorização prévia do poder público. Técnicos da Sema fazem a avaliação das condições da planta antes de permitir qualquer mudança na sua estrutura. Sempre que uma planta deste tipo é retirada, o responsável tem a obrigação de compensar as árvores retiradas, o que ajuda a manter a cobertura verde do município. A exigência vale também para árvores retiradas da via pública, sendo exigida sua reposição por parte do próprio poder público, que também é obrigado a fazer a compensação.

Também integrando o Programa Lajeado Mais Verde, está confirmado mais um plantio, agendado para o dia 26/09, às 9h, no Campus Lajeado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSUL). O plantio das mudas será feito por técnicos da Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

Texto: Ascom Lajeado