RS RSS Rural - Agricultura

Programa Mais Gestão beneficia agricultores do Rio Grande do Sul

Curso se encerra nesta sexta-feira (Foto: Divulgação)

No período de 21 a 25 de maio, a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) realiza curso de formação para extensionistas da Emater/RS-Ascar que irão executar as ações do programa Mais Gestão, realizado pela Anater. O curso está sendo realizado em Porto Alegre e conta com a participação de 63 técnicos.

O Mais Gestão é uma estratégia da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), baseada nos princípios, objetivos e diretrizes da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater), com metodologia composta por atividades que vão da adesão dos empreendimentos, passando pelo diagnóstico, elaboração participativa de plano de gestão, prospecção de mercado, atendimentos individuais e coletivos, até a avaliação dos resultados.

A Anater é parceria da Sead para efetivar as ações do programa, inicialmente firmando parceria com entidades públicas prestadoras de Ater, através de Instrumento Específico de Parceria. O Mais Gestão se configura como oportunidade para o aprimoramento gerencial de organizações econômicas da agricultura familiar e sua inserção no mercado. Com objetivo de ampliar a oferta de Assistência Técnica, a próxima etapa será efetivada através de chamadas públicas, e todas as entidades credenciadas no Sistema de Gestão de Ater (SGA) poderão participar do processo, explica o presidente da Anater, Valmisoney Moreira Jardim.

Neste ano, a meta é atender 1.032 empreendimentos através do programa. Para participar, os empreendimentos devem ser compostos por agricultores familiares, possuir DAP jurídica e um mínimo de 20 associados. O programa abrange as áreas de comercialização e marketing, finanças e custos, ambiental, gestão de pessoas, gestão do quadro social, e produção e processos agroindustriais.

No Rio Grande do Sul, o Mais Gestão vai beneficiar 124 empreendimentos, visando contribuir para o fortalecimento econômico e social e para a geração de renda. O agricultor produz alimentos de alta qualidade, mas o mercado precisa de regularidade e garantia de entrega e as cooperativas são importantes para organizar a produção e comercialização. E a Emater possui profissionais qualificados para auxiliar na organização e gestão das cooperativas, destaca o presidente da Emater/RS, Iberê de Mesquita Orsi.

O próximo curso de formação para o programa Mais Gestão será realizado no Distrito Federal, cujas ações serão realizadas em parceria com a Emater-DF, beneficiando 15 organizações sociais produtivas da agricultura familiar da área de abrangência do Distrito Federal.

Texto: Ascom Emater