RS RSS Rural Poço das Antas

Programa Municipal de Compostagem Doméstica é lançado em Poço das Antas


Na ocasião também foi distribuído material educativo com a intenção de estimular a comunidade para a implantação de composteiras em suas residências (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de comemorar a Semana Mundial do Meio Ambiente e contribuir com a preservação dos recursos naturais, a Emater/RS-Ascar de Poço das Antas lançou nesta segunda-feira (04), o Programa Municipal de Compostagem Doméstica. A ação, que conta com o apoio da Prefeitura, de suas secretarias e do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), visa a estimular as práticas diárias voltadas ao bem-estar da comunidade e a saúde pública.

Como forma de divulgar a ação, foram realizadas seis palestras durante o dia no auditório de Prefeitura – três para autoridades e três para alunos de escolas locais. “Após cada apresentação houve visita guiada a composteira demonstrativa para resíduos domésticos que foi instalada em frente a sede do executivo, sendo explicado na prática o processo de organização do composto orgânico ”, ressalta o extensionista da Emater/RS-Ascar, Ricardo Cord.

Na ocasião também foi distribuído material educativo com a intenção de estimular a comunidade para a implantação de composteiras em suas residências. “Nas composteiras domésticas podem ser colocadas materiais orgânicos como cascas e restos vegetais, borra de café, erva mate, sobras de refeições”, explica o extensionista. Por cima do lixo orgânico será formada uma camada com restos de vegetação – como folhas, gramas, palhas ou plantas – além de serragem ou terra.

“A intenção com essa ação é reduzir a quantidade de lixo orgânico que vai para o aterro sanitário, deixando os arredores das lixeiras mais limpos e organizados, estimulando também as famílias para o aproveitamento desse tipo de material em forma de adubo”, comenta Cord. A Prefeitura fornecerá para as primeiras 30 famílias do meio urbano inscritas no Programa – as inscrições vão até o dia 12 de junho – a bomba plástica de 50 litros que serve de base para a composteira.

Texto: Ascom Emater/RS-Ascar regional Lajeado