RS Educação RSS Bom Retiro do Sul

Programa PIM atua com famílias em situação de vulnerabilidade em Bom Retiro do Sul

Através do programa PIM, famílias recebem visitas domiciliares e comunitárias semanalmente (Foto: Fernando Dias)

Através do Programa PIM (Primeira Infância Melhor), desenvolvido pelas Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social de Bom Retiro do Sul, famílias em situação de risco e de vulnerabilidade social que tenham filhos com idade entre 0 a 6 anos e que estão fora da escola, estão recebendo as visitas de orientadores. Cerca de 50 famílias serão assistidas, com visitas de segunda a sexta-feira.

Com recursos do governo estadual, o PIM tem o objetivo de promover o desenvolvimento integral na primeira infância através de visitas domiciliares e comunitárias semanalmente, visando o fortalecimento dos vínculos das famílias em suas competências para educar e cuidar das suas crianças.

O trabalho em Bom Retiro do Sul iniciou em janeiro e é realizado por quatro visitadores. Eles têm a função de orientar as famílias a partir de sua cultura e experiências, para que os pais promovam o desenvolvimento integral de suas crianças desde a gestação até os seis anos de idade, oportunizando uma melhor qualidade de vida e dando suporte para a inclusão na escola e na sociedade.

Através de atividades lúdicas específicas, necessidades e interesse da família, as ações são desenvolvidas em modalidades individuais ou em grupo, em espaços coletivos das comunidades. O trabalho é desenvolvido desde as gestantes com encaminhamento ao pré-natal, passando também por orientações que incentivem o aleitamento materno e a nutrição saudável às famílias. Orientações sobre os direitos e responsabilidades da convivência familiar e comunitária também são desenvolvidas com as famílias.

O PIM em Bom Retiro do Sul está estruturado com um Comitê Gestor, um Grupo Técnico Estadual e Municipal, Monitores e Visitadores. Até o momento, cerca de vinte famílias já estão cadastradas e recebendo as visitas.

Texto: Ascom Bom Retiro do Sul