Social RS RSS Estrela

Programa ProJovem inicia nova turma em Estrela

O grupo é formado por estudantes com idade entre 13 e 17 anos (Foto: Jaqueline Backes)

A sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) – Centro ficou pequena para acomodar os 46 adolescentes que iniciaram, nesta segunda-feira (27), uma nova turma do ProJovem. Trata-se de programa do governo federal, em parceria com o município de Estrela, que tem como principal objetivo fortalecer os vínculos familiares e comunitários, através da oferta de ações socioeducativas e da criação de condições para a inserção, reinserção e permanência dos jovens no sistema educacional, na perspectiva de assegurar a proteção social básica.

O grupo é formado por estudantes com idade entre 13 e 17 anos, pertencentes a famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família ou atendidas por programas da proteção social especial. No turno inverso à escola, são oferecidas atividades de socialização, esporte, cultura e preparação para o mundo do trabalho. As aulas serão ministradas pelo educador e coordenador do Projovem, Celso Félix, todas as segundas-feiras, a partir das 14h. No primeiro encontro eles receberam orientações e se dividiram as equipes para participar da Gincana das Cores. Provas como acerto ao alvo e prova da bolinha mais longe foram realizadas no Parque Princesa do Vale, já mostrando entrosamento entre o grupo, que também participou de um coffee break. Segundo Celso, existe a possibilidade da turma ser dividida em duas em função do espaço.

O titular da Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, José Itamar Alves, deu boas vindas e parabenizou os meninos e meninas que, segundo ele, estão no caminho correto. “O ProJovem é a porta de entrada para uma vida melhor e de um futuro próspero. Queremos que aproveitem a oportunidade e que futuramente possam dar continuidade e ingressar no programa Jovem Aprendiz, que qualifica e encaminha para o primeiro emprego”, assinalou o secretário.

Texto: Ascom Estrela