Melhor Idade Social Lajeado

Programa Sesc Maturidade Ativa de Lajeado completa 17 anos

Grupo mais antigo do estado comemora o aniversário no dia 23 de setembro

 Em 23 de setembro, o Maturidade Ativa de Lajeado completa 17 anos de atividade. Fundado em 2003, o grupo é o mais antigo do Rio Grande do Sul e atualmente conta com cerca de 60 participantes. Destinado a pessoas com idade a partir dos 50 anos, o programa oferece ações voltadas para a promoção do envelhecimento ativo em todas as dimensões: saúde, segurança e participação social. Mesmo com as atividades presenciais suspensas devido à pandemia, o grupo segue em contato e realizando ações por meio de plataformas on-line.

Apesar da distância física, a comemoração não vai ficar de lado: serão feitos reconhecimentos e agradecimentos a todos os participantes por meio das redes sociais e também pelo whatsapp. A agente de Cultura e Lazer Débora Mallmann Nonnenmacher, que é facilitadora do programa desde o início das atividades no município, celebra o crescimento do grupo e os laços que foram criados neste tempo de convivência: “Crescemos e construímos muito juntos, aprendemos a enfrentar as dificuldades e nos apoiamos. Assim o grupo se fortaleceu com o passar dos anos”.

Nestes 17 anos foram inúmeras atividades realizadas, mas podemos destacar duas: em 2018 integrantes confeccionaram 11 perucas de crochê para meninas em tratamento de câncer no Hospital Conceição de Porto Alegre; e em 2019 confeccionamos e entregamos seis mantas de crochê à Casa de Acolhida da Fundef, de Lajeado, local que tem como objetivo atender pacientes e familiares que vêm para consultas e outros procedimentos na Fundação. Entendemos que este seria um gesto de apoio para as pessoas aguardarem os atendimentos ou o transporte”, explica Débora.

Com o objetivo de promover a qualidade de vida e o envelhecimento ativo, o Maturidade Ativa realiza atividades como reuniões de planejamento, oficinas, encontros de integração, passeios, rodas de conversa e palestras, além de estimular trabalhos comunitários e solidários. Trata-se de um movimento que tem por missão construir um novo significado social para o envelhecimento, valorizando o papel do participante na sociedade e a prática da responsabilidade social. Interessados em participar do grupo de Lajeado podem entrar em contato pelo telefone (51) 3714-2266.

 

O Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue atendendo as recomendações de evitar aglomerações e com cuidado redobrado com a saúde das equipes e clientes. Por isso, a recomendação é que o público siga cumprindo as orientações dos órgãos de saúde. A programação on-line e gratuita segue sendo atualizada nas redes sociais e no site www.pertodevc.com.br.

 

 

Assessoria de Imprensa