Saúde RSS Bom Retiro do Sul

Programa Sorrindo para o Futuro inicia em Bom Retiro do Sul

Projeto trabalha a prevenção (Foto: Divulgação)
Projeto trabalha a prevenção (Foto: Divulgação)

O município de Bom Retiro do Sul, através das Secretarias Municipais da Saúde e da Educação, aderiu ao Programa Sorrindo para o Futuro, numa parceria com o SESC de Lajeado. O projeto tem como objetivo melhorar a saúde das crianças através da formação de hábitos saudáveis e trabalhar na prevenção de fatores de risco comuns às doenças crônicas gerando motivação e envolvimento da comunidade escolar.

Além de tratamentos odontológicos, o programa também atua na promoção dos fatores de risco, atividades físicas e alimentação balanceada na merenda das escolas municipais. O programa vai beneficiar crianças entre 04 e 10 anos de idade. O prefeito Edmilson Busatto assinou o Termo de adesão ao programa do SESC ‘’Sorrindo para o Futuro’’ em 22 de junho, e na quinta-feira (17), o programa teve seu início no município.

Entrega de kits
Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura e SESC/Lajeado entregaram os kits de higiene bucal aos alunos da EMEI Criança Feliz. O kit contém um livrinho educativo com adesivos, escova, creme e fio dental.

Programa saúde na escola
Outro Projeto em andamento no município é o Programa Saúde na Escola, que também realizou ações na EMEI Criança Feliz. Entre as atividades está o acompanhamento do peso e estado nutricional dos estudantes. O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

“Estas crianças já estão crescendo com uma nova mentalidade, sabendo que é melhor prevenir. É fundamental que as crianças tenham uma boca saudável, é muito importante que elas aprendam desde cedo à importância de escovar os dentes. Isso traz mais saúde e mais qualidade de vida”, citou o Prefeito Edmilson Busatto.

Texto: Ascom Bom Retiro do Sul