Saúde RSS Marques de Souza

Programa Sorrindo para o Futuro realiza atividades

Alunos receberam a visita da equipe de saúde bucal da Secretaria da Saúde, da auxiliar de saúde bucal do Sesc e do Mascote Sesquito (Foto: Divulgação)

O dia 19 de abril foi muito especial na Escola Carlos Gomes, em Marques de Souza. Os alunos receberam a visita da equipe de saúde bucal da Secretaria da Saúde, da auxiliar de saúde bucal do Sesc e do Mascote Sesquito.

Na oportunidade os alunos do 1º ao 5 ano do ensino fundamental ganharam cartilhas e kits de higiene bucal. Alunos que ainda não entregaram autorização dos pais receberam novo termo de adesão.

O Programa Sorrindo Para o Futuro é do Sesc em parceria com as prefeituras. Tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida de estudantes dos 4 aos 12 anos de idade. Todas as escolas e Marques de Souza participam.

Periodicamente a equipe de atendimento bucal da Secretaria de Saúde realiza a caça às cáries em visita às escolas. Os dentes de cada aluno são mapeados e é realizado o levantamento epidemiológico. Após isso, as crianças que precisam de tratamento são convidadas a comparecer na unidade de saúde mais próxima. Elas também seguem recomendações de escovação total diariamente nas escolas, além de receberem cartazes, cartilhas e orientações diversas.

A cada fim de ano a revisão fica em dia. O problema está no retorno das férias. Muitos apresentam cáries. É nessa época do ano que a atenção dos pais deve ser maior. Cobrar e incentivar a escovação diária são responsabilidades. Com esse compromisso aliado ao trabalho nas escolas é possível crianças sem cáries e conscientes da importância de cuidar dos dentes.

Texto: Ascom Marques de Souza