Saúde RSS Estrela

Programa Vida Saudável retoma embalo

Núcleo da Linha Auxiliadora: Inscrições ainda são aceitas nos oito núcleos (Foto: Rodrigo Angeli)

O Programa Vida Saudável, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) de Estrela, leva esporte, bem estar e lazer a pessoas a partir dos 45 anos e hoje funciona rotineiramente em oito núcleos na cidade e no interior. Depois de abrir a temporada 2018 em fevereiro, o programa entrou em março já mais engrenado e ajustado com a rotina de turmas, locais, dias e horários a partir do retorno dos antigos participantes e a chegada de novos, dando embalo para o restante do ano. Hoje mais de 200 pessoas participam da iniciativa em alguma das unidades e ainda são aceitas inscrições.

O Vida Saudável tem como objetivo principal resgatar, junto às pessoas de mais idade, o gosto pelo esporte, lazer e convivência social. Para tanto busca facilitar o acesso a este direito, utilizando-se das atividades físicas e esportivas como meio para também proporcionar o bem estar psicológico e emocional. Em Estrela, as aulas de câmbio e ginástica seguem como as mais populares. Há também a participação em eventos regionais de integração, como o Encontro Regional de Idosos do Vale do Taquari e as festas de integração do próprio programa.

Vera Lúcia Castro da Luz (53) começou a participar das aulas no núcleo do Bairro das Indústrias este ano. “Me aposentei no ano passado, e não queria deixar de fazer algo”, diz. “Estou adorando, está ótimo. É importante nos mantermos ativos, nos motiva para outras coisas.” Ela é amiga de núcleo de Lovani Maria Vognach (51). Há pelo menos quatro anos frequenta o Vida Saudável. “E espero que sejam muitos outros. Sinto muita falta quando no período de férias. Até algumas dores que sinto no corpo voltaram. E tem também a questão das amizades, das companhias, das festas de integração, que são sempre muito animadas”, explica ela. Os homens ainda são minoria nos grupos. Mas os que frequentam, adoram. É o caso de seu Silverio Mallmann (65). Ele se mostra incansável. Vai às aulas em mais de um núcleo por semana. Nesta quarta-feira (21) foi pela manhã no Bairro Boa União e à tarde no núcleo do Bairro das Indústrias. Já havia participado de outra atividade na segunda-feira (19). “Sempre que posso, venho. Não perco”, revela, animado.

Segundo a professora orientadora Ana Carolina Bald, as aulas são variadas e respeitam o ritmo de cada um. “Realizamos alongamentos, exercícios físicos, circuitos aeróbicos, mas adaptamos os participantes às necessidades e possibilidades de cada um, principalmente os de mais idade ou que estão começando. Há também o câmbio, que eles adoram. Com o passar das aulas percebemos o quanto eles evoluem em todos os aspectos”, detalha a profissional.

Saiba mais

As aulas, de 1h30min e duas horas de duração cada, ocorrem de segunda à quinta-feira, de manhã a partir das 8h, e à tarde a partir das 14h, de forma alterna nos bairros Boa União, Indústrias, Imigrantes, Auxiliadora e Oriental e também na Linha Wink, Glória e Novo Paraíso conforme uma grade de horários já estabelecida. Muitas aulas ocorrem de forma unida, mas os participantes são avisados de forma prévia, inclusive por redes sociais. Mais informações na Smel (Rua Ernesto Alves, 597, 2º andar) e pelo telefone 3981-1046 ou diretamente com os professores nos respectivos núcleos.

Núcleos e datas

Segundas e quartas pela manhã (8h): Boa União e Glória

Segundas e quartas à tarde (14h): Indústrias e Imigrantes

Terças e quintas pela manhã (8h): Auxiliadora e Oriental

Terças e quintas à tarde (14h): Novo Paraíso e Linha Wink

Texto: Ascom Estrela