Natal RS RSS Destaques Muçum

Programação de Natal se destaca pela diversidade de atrações

Maria Fumaça estacionará no Viaduto, quando Administração Municipal realiza programação natalina (Foto: Luís Gustavo Bettinelli)

O Natal promete ser movimentado na Princesa das Pontes. A programação inicia no próximo dia 12 de dezembro, às 20h30min, quando a Maria Fumaça Malet construída no ano 1950, movida a lenha, estacionará no viaduto de entrada da cidade. A ocasião terá a presença do Papai Noel, que descerá o viaduto de rapel e apresentações culturais, como a do Coral Infanto-Juvenil do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A realização, programada pela Administração Municipal, através da Secretaria de Ação Social, Cultura, Turismo e Desporto, vem de encontro ao projeto Nos Trilhos de Natal, coordenado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e Rumo Logística, juntamente com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales).

Já, no dia 16 de dezembro, é a vez do tradicional evento de Abertura da Colheita da Uva e o Natal na Praça. Além da comercialização das diversas variedades da fruta, na parte da tarde, ocorre disponibilização de brinquedos infláveis para crianças e distribuição de cachorro-quente e refrigerantes, com presença do Papai Noel. A novidade do evento deste ano, fica por conta do show com o Padre Ezequiel, às 18h, uma parceria da Administração Municipal, com a empresa Decibal Móveis.

Para encerrar, no dia 21, acontece a primeira edição do Festival de Música das Pontes, com participação das bandas “Alex B” e “Bandidos da Noite – Revival”. O evento inicia às 21h, na Praça Matriz. A entrada será franca, com arrecadação de um quilo de alimento não perecível, revertidos ao Hospital Beneficente Nossa Senhora Aparecida. A iniciativa é de um grupo de muçunenses apaixonados pela música, com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

“Neste ano, fomos contemplados com a visitação do trem turístico pelo Vale e conseguimos aproveitar para incrementar nossa programação de Natal. O que marca as realizações deste ano, é também a parceria público-privada e a colaboração de moradores para dispor novos eventos ao público”, avalia a secretaria de Ação Social, Cultura, Turismo e Desporto, Jacinta Casagrande.

Projeto “Seus litros valem livros” enfeita a cidade

A decoração natalina, colocada nos postes das avenidas Borges de Medeiros, Barão do Rio Branco e Fernando Ferrari, além de pontos como Prefeitura, Praça Matriz e nas imediações do viaduto, na entrada da cidade, foi confeccionada através do projeto “Seus litros valem livros”, promoção da Administração Municipal, através da Secretaria de Ação Social, Cultura, Turismo e Desporto, que pretende estimular o reaproveitamento de materiais recicláveis e fomentar a leitura.

A cada 20 litros plásticos doados, as crianças, em sua maioria alunos da rede municipal e estadual, ganhavam um livro de literatura infantil ou ainda um jogo pedagógico. Estima-se que a iniciativa estimulou a arrecadação de cerca de 5 mil litros. “O envolvimento de familiares na arrecadação, culminou na ornamentação de nossa cidade”, destaca Jacinta.

Texto: Ascom Muçum