Vale do Taquari RS Rural - Agricultura Geral

Programação diversificada marcará Dia da Mulher no Vale do Taquari

Grande público é aguardado para eventos que celebrarão o Dia da Mulher no Vale do Taquari

Como forma de celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado na sexta-feira (08/03), mais de 20 municípios do Vale do Taquari programam ações para marcar a data. Na ocasião serão encontros, palestras e atividades recreativas que terão o objetivo de mobilizar as mulheres para questões relativas a gênero, políticas públicas e garantias de direitos. Os eventos, organizados por entidades como a Emater/RS-Ascar, Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), além de prefeituras e clubes de mães, devem reunir público total superior a sete mil pessoas.

Um dos maiores eventos da região ocorre em Anta Gorda, no dia 08 de março, a partir das 13h30, no Clube Carlos Gomes. Na ocasião haverá palestra-show com o tema “Mulher, um ser que nasceu para brilhar”, ministrada pelo psicopedagogo Ainor Lotério. Já no dia 10 de março, o salão comunitário da Linha Borges de Medeiros, em Ilópolis, será o palco para o encontro que visa a valorizar as questões de gênero e promover a integração e a autoestima das famílias. Na ocasião haverá palestra com o tema “Mulher, família e sociedade”, ministrada pelo padre Ezequiel Dal Pozzo, escolha da mulher do ano e baile. A atividade inicia ás 9h30.

No dia 16 de março, um dos mais tradicionais encontros de mulheres da região ocorre em Roca Sales, a partir das 09h30, no salão da comunidade de Violanda/Marechal Hermes. Em sua 21ª edição, o evento terá como tema “O que escondem as máscaras?”. A discussão sobre a importância de não nos refugiarmos atrás de nossas fraquezas ou de vivermos de aparências, será com a psicóloga Adriana Pivatto. No mesmo evento, a Discoteca do Chacrinha, com apresentação de artistas locais, divertirá o público com muita música e momentos de descontração.

Em Encantado a programação ocorre no dia 28 de março, a partir das 8h, no salão do bairro Jardim da Fonte, e contará com café da manhã, escolha da Mãe do Ano e apresentações culturais, entre outras atividades que reunirão os 17 clubes de mães do município. No dia seguinte, o Encontro Micorregional sobre Gênero e Desenvolvimento Rural Sustentável, ocorre em Estrela, a partir das 14h, no auditório da faculdade La Salle. A atividade visa a sensibilização sobre temas relacionados à gênero e políticas públicas.

A assistente técnica regional da área Social da Emater/RS-Ascar, Elizangela Teixeira, salienta que a temática de gênero é trabalhada durante todo o ano pela Instituição, sendo importante intensificar as ações durante o mês de março, chamando a atenção da sociedade para o assunto. “E estes eventos devem servir como momento de mobilização e de reflexão para o fortalecimento do debate a respeito da luta pelos direitos e pela igualdade de gênero”, reforça. Elizangela lembra ainda que as atividades são voltadas a todas as pessoas interessadas na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. “Gostamos sim de ganhar flores, mas queremos respeito em todos os dias do ano”, lembra.

Outros municípios, como, Progresso, Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Dois Lajeados, Marques de Souza, Muçum, Taquari, Teutônia, Travesseiro, Paverama, Imigrante, Lajeado e Colinas também programam atividades alusivas à data. Todas as informações sobre os eventos podem ser obtidas nos escritórios da Emater/RS-Ascar dos municípios ou no site www.emater.tche.br no link Calendário de Eventos. Outras entidades, como centros de Referência da Assistência Social (Cras) e Liga Feminina de Combate ao Câncer, além de secretarias e câmaras de vereadores se envolverão nas ações.

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Lajeado
Jornalista Tiago Bald