Solidariedade Educação Destaques Lajeado

Projeto Acolher Lajeado realiza distribuição de material escolar em Lajeado

Material arrecadado na primeira campanha do projeto

Da união de um grupo de mulheres engajadas em causas sociais surgiu o Projeto Acolher Lajeado. Uma iniciativa que visa criar campanhas direcionadas para quem precisa de ajuda. A primeira ação prática foi uma mobilização nas redes sociais para arrecadar material escolar. Com participação de amigos foram arrecadados diversos objetos como mochila, lápis, canetas, cadernos entre outros.

A história do grupo começou com o caso de uma família pobre que perdeu tudo em um incêndio, no início do ano.  A ideia inicial era ajudar apenas essa família, mas depois as mulheres resolveram ampliar para entidades que necessitam de ajuda e criar um canal aberto para novas ações nas mais diversas áreas.
Parte do material arrecadado foi entregue na Associação de Assistência à Infância e à Adolescência (Saidan) Lajeado. A entidade é responsável por abrigar menores em situação de vulnerabilidade social. O local que existe há mais de seis décadas tem capacidade para atender até 20 menores, mas hoje está com 14 crianças e adolescentes.
A coordenadora da Saidan Rosana Zagonel, ressaltou que toda ação é bem-vinda. Mas chega nesta época do ano, as doações diminuem. “A Saidan aceita todas doações, mas a necessidade maior é de mão de obra para a construção da 3ª casa que vai abrigar os menores com necessidades especiais. O material já dispomos, precisamos de voluntários para erguer o local.”   Entre em contato pelos telefones (51) 3748- 0003 ou (51) 3714 – 1119.
A família que serviu de inspiração para o projeto já recebeu o material.  Tausinára Rodrigues de Jesus tem 6 filhos, desses, 4 estão em idade escolar. Ela contou que as crianças estavam ansiosas aguardando a chegada do grupo. “É uma benção essa doação, os meus filhos tinham pouco material. Com certeza isso vai servir de incentivo para os estudos.”
A distribuição de material escolar foi feita ainda na Escola Estadual de Ensino Fundamental Moinhos, Estrela e na EMEF Lauro Mathias Müller, Lajeado. O grupo é formado por: Cândida Johann, Cristiana Terra, Luciana Delving, Michele Faleiro, Simone Wobeto e Tânia Zanella. A próxima ação vai ser destinada para a FUNDEF Lajeado.
Simone Wobeto