Educação Encantado RSS Destaques

Projeto Andejos Farroupilha valoriza a cultura gaúcha

Alunos prestigiaram o teatro (Foto: Divulgação)
Alunos prestigiaram o teatro (Foto: Divulgação)

Em torno de 250 alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Farrapos, da Escola Estadual Padre Domenico Vicentini e do Instituto Estadual de Educação Monsenhor Scalabrini prestigiaram as duas sessões do Projeto Cultural Andejos Farroupilhas, que ocorreu no dia 13 de setembro, gratuitamente, na Praça da Bandeira, em Encantado.

De uma forma lúdica, os alunos e professores puderam realizar uma viagem cultural pela história do Rio Grande do Sul. A professora Eduarda Maccari que trabalha com o 5º ano, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Farrapos, elogiou a apresentação. “Em sala de aula nós estudamos a cultura, os valores e a história gaúcha. O teatro veio para reforçar e contribuir com o aprendizado dos meus alunos. Foi muito interessante e atingiu as minhas expectativas”.

Cultura do Rio Grande do Sul esteve em evidência (Foto: Divulgação)
Cultura do Rio Grande do Sul esteve em evidência (Foto: Divulgação)

Na história, de uma forma divertida, o Índio Guarani Sepé Tiaraju e uma cientista ensinam como se originaram os Sete Povos das Missões; a história dos Gaúchos e a convivência com os índios Guaranis; as manifestações da escrita de forma diferente e quais foram os meios de comunicação na época que deram origem ao chasque; as propriedades nutritivas da erva?mate; como é realizada a conservação de alimentos por meio do sal (charque) e o princípio físico da boleadeira (arma de caça e guerra do índio e do gaúcho).

Esta etapa do Projeto Cultural Andejos Farroupilhas contou com o patrocínio da Bremil, Mondial Veículos, Calçados Beira Rio, Ciamed, Diamaju, Lojas Benoit e Pretto Veículos. Ao todo foram realizadas quatro etapas, sendo contempladas as cidades de Rio Pardo, Guaporé, Estrela e Encantado. A realização foi da Lume Eventos, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Texto: Ascom Projeto Cultural