Venâncio Aires Oportunidade Investimento

Projeto arquitetônico do Calçadão recebe ideias até 14 de novembro

Uma reunião hoje, 31, no Ministério Público definiu um novo caminho para as obras de reestruturação do calçadão.  Até o dia 14 de novembro, quem tiver interesse em opinar sobre o projeto de remodelação do calçadão deverá protocolar as propostas na Prefeitura. A definição partiu do Promotor Pedro Rui da Fontoura que alinhavou o caminho com Poder Público, empresários e com o grupo que é contrário ao projeto apresentado inicialmente pela Prefeitura.

Uma parceria entre o Poder Público e os empresários busca realizar uma séria de melhorias, que vão desde a criação de novas vagas de estacionamentos, reformulação do passeio público e novas estratégias de ajardinamento. No entanto, o trabalho conjunto foi questionado por um grupo de arquitetos e urbanistas que levou a discussão até o Ministério Público.

A Prefeitura, os empresários e o grupo contrário à proposta apresentaram suas ideias no encontro. Os proprietários e comerciantes do calçadão, que irão arcar com boa parte do recurso da obra, pediram agilidade no processo para que possam logo iniciar as melhorias. Com diversas ideias e propostas de melhorar o projeto arquitetônico feito pela Administração Municipal, os profissionais solicitaram os arquivos do plano para que possam protocolar as propostas. Depois do dia 14 e até o dia 29, a Administração irá estudar e ver a viabilidade das ideias e aprovar a inclusão ou não delas com os empresários locais. A ideia é de que no início de dezembro o projeto seja finalizado e que as obras possam começar nos primeiros meses de 2020.

Ainda na tarde de hoje, a Secretária Jalila Heinemann disponibilizou os estudos e documentos para a Associação dos Arquitetos (ASSEAVA) do Município e os interessados irão buscar os materiais junto à entidade de classe. No entanto, Jalila colocou o e-mail dela (jalila@venancioaires.rs.gov.br) à disposição de quem tiver interesse em olhar os materiais e também protocolar opiniões e ideias ao projeto. “Trabalhamos com total transparência e por isso todos que quiserem opinar serão bem-vindos. A proposta apresentada pela Administração em junho deste ano, contemplou as demandas dos empreendedores e proprietários do local, sendo criação de vagas de estacionamento, solução para as tipuanas e melhoria na pavimentação dos passeios, além de contemplar acessibilidade, sinalização, mobiliário urbano, iluminação e outros”.

O Prefeito Giovane Wickert também salientou a importância do Projeto e a preocupação em chegar logo ao um ponto de equilíbrio para que se possa dar continuidade ao projeto. “Precisamos das sugestões e a partir disso a execução desta obra porque é preciso logo iniciarmos estas reformas e assim conseguirmos melhorar a autoestima do nosso calçadão, dos nossos empresários, comerciantes e claro da população. Sabemos que chegar a um denominador comum é difícil, mas todos concordamos que é necessário logo de uma intervenção no local para melhorar o que é um dos nossos principais cartões postais da nossa cidade”.

Adriene Antunes – Jornalista
Assessoria de Imprensa de Venâncio Aires – RS