Cultura Arte Destaques Lajeado

Projeto Arte na Cidade: Finalizadas as intervenções artísticas do viaduto da Pasqualini

Foto: Maiara Roveda

Novas cores fazem parte do acesso ao centro de Lajeado por meio do Viaduto da Avenida Alberto Pasqualini. Os espaços das muretas dos dois lados da rodovia foram preenchidos com a arte urbana do 1° Concurso Arte na Cidade – Intervenção Artística em Espaços Urbanos. No lado direito da rodovia (sentido Centro – São Cristóvão) está a intervenção artística dos artistas Lucas Cristiano Baldissera e Maiara Cristina Bauer Leonhardt, e já do lado direito a arte é de autoria da Flávia Pozzobon da Rocha Gomes.

Ambos as artistas fizeram as intervenções com referências à vida em sociedade. A design Flávia buscou retratar a diversidade cultural e a liberdade de expressão, e a dupla Lucas e Maiara utilizaram-se de cores vibrantes para devolver a beleza do local cinza e promover um questionamento acerca do mundo moderno.

Na próxima semana, iniciam a limpeza e os preparativos do segundo local que receberá intervenções, que é a ponte seca onde a BR-386 passa sobre a Rua Bento Rosa. Neste espaço, as artes serão feitas nos pilares e nas cabeceiras dos dois viadutos paralelos das pistas da BR-386. Os artistas responsáveis pelas intervenções no local são Samuel Hergesell e Rafael Hergesel.

Saiba mais sobre o 1º Concurso Arte na Cidade – Intervenção Artística em Espaços Urbanos

Intervenção Lucas e Maiara. Foto: Maiara Roveda

– O concurso é promovido pela Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer (Secel), em parceria com o Sesc Lajeado, Univates e com apoio de Tintas Nobre.

– O Concurso foi lançado em setembro de 2019, com caráter artístico-cultural e com objetivo de valorizar o espaço urbano de Lajeado.

– Em dezembro de 2019 uma comissão julgadora, constituída por representantes de diferentes setores, selecionou as cinco melhores propostas de pintura que contemplavam o conceito “Humanizando a Cidade”. Os artistas cujos trabalhos foram escolhidos tiveram seus nomes divulgados e receberam uma premiação durante um evento do Natal no Coração.

– Em março de 2020 foi iniciada a limpeza e os preparativos nos locais que receberão as intervenções

Assessoria de Imprensa de Lajeado