Arte RS RSS Lajeado

Projeto Arte por toda a parte segue agenda de eventos nos bairros

Arte por toda a parte está sendo desenvolvido em 27 bairros de Lajeado (Foto: Divulgação)

O Projeto Arte por toda a parte, desenvolvido pela Orquestra de Concertos de Lajeado (Oclaje) com financiamento do Pró-Cultura/RS, Prefeitura Municipal de Lajeado e produção geral da Culturama está sendo desenvolvido em 27 bairros do município desde outubro, a fim de fomentar através de uma programação diversificada, um conjunto de apresentações artísticas com o conceito de descentralização e democratização da cultura, aproveitando o momento de reunião comunitária para oferecer capacitação técnica aos agentes culturais de cada comunidade.

Nesse fim de semana o Projeto ocorreu nos bairros Moinhos d’água e Montanha com Oficina de Iniciação Teatral, Microfone Aberto, Oficina de Produção Cultural, Orelhudos e Recreação do SESC Lajeado

A diretora artística Sofia Salvatori afirma estar sendo prazeroso descobrir novos bairros da cidade. “Nasci em Lajeado e muitos deles visito pela primeira vez. Descobrir novas praças, novos públicos é sempre um aprendizado. Temos recebido ótimos retornos das comunidades”, conta. Segundo ela, quando se criou o projeto, o objetivo foi oferecer uma programação de qualidade, com profissionais reconhecidos, em suas áreas. “Juntamos uma galera comprometida com a arte que faz um trabalho maravilhoso”.

Sofia destaca que a Culturama tem experiência com projetos como esse, por isso, mesmo com algumas dificuldades, estão conseguindo dar a volta por cima. “Queremos realizar eventos cada vez melhores, movimentando mais pessoas e criando laços cada vez mais fortes”.

Início do Projeto

A parceria do Arte por toda a parte foi proposta pela Oclaje com a Pró-cultura e Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer de Lajeado, buscando oferecer a população mais carente, a possibilidade de apreciar uma programação intensa e diversificada da cena artística lajeadense, e ao mesmo tempo criando, de uma forma original, difusão e estímulo aos artistas de bairro para capacitação e qualificação profissional.

Dentro das ações, são oferecidas três horas de programação variada entre artistas do teatro, dança, música, artes plásticas, cinema, literatura e circo. Com o apoio do SESC – Lajeado também são levados brinquedos como cama elástica e infláveis. Esse mês, algumas edições contarão com o cinema inflável.

Programação Dezembro

Sábado – 22.12 – Bairro Morro 25 – Praça Morro 25

16h – Projeto Microfone Aberto

16h30min – Taís e Simone (Oclaje)

17h30min – Oficina de Produção Cultural

18h – Orelhudos

16h às 19h – Recreação SESC Lajeado

Domingo – 23.12 – Bairro Santo Antônio – Ginásio do Bairro

16h – Projeto Microfone Aberto

16h30min – Taís e Simone (Oclaje)

17h30min – Oficina de Produção Cultural

18h – Orelhudos

16h às 19h – Recreação SESC Lajeado

Texto: Ascom Projeto Arte por toda parte