Saúde RS RSS Muçum

Projeto “Bebê a Bordo” prepara pais para desafios da paternidade

Participantes foram envolvidos em oficinas preparadas por profissionais da Equipe de Saúde (Foto: Divulgação)

A Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde, seguindo as leis e diretrizes da atenção básica, afirma apostar na perspectiva do tema paternidade e cuidado, por meio do pré-natal do parceiro. Deste modo, surgiu o projeto “Bebê a Bordo”. Com o tema “Desafio da Paternidade”, a ideia visa incluir os companheiros, ou seja, os futuros papais, no acompanhamento do pré-natal e cuidados com o recém-nascido, e reforçar a importância destes cuidados e apoio desde o princípio da gestação.

O primeiro encontro do programa aconteceu na noite da última segunda-feira, nas dependências da Unidade de Saúde, com enfoque, gestação, direitos e deveres dos pais. Foram realizadas oficinas acerca da troca de fraldas, amamentação, banho de ôfuro e banheira, além da saúde bucal dos bebês. Profissionais sanaram dúvidas, ocorreu o relato de experiências e expectativas quanto ao papel afetivo e social. A realização de trabalhos práticos, durantes as oficinas, foi o ponto alto do encontro.

O Pré-Natal do Parceiro, é uma ferramenta inovadora que busca contextualizar a importância do envolvimento consciente e ativo de homens adolescentes, jovens adultos e idosos em todas as ações voltadas ao planejamento reprodutivo e, ao mesmo tempo, contribuir para a ampliação e a melhoria do acesso e acolhimento desta população aos serviços de saúde, com enfoque na Atenção Básica.

A Equipe de Saúde, destaca que o envolvimento consciente dos homens em todas as etapas do planejamento reprodutivo e da gestação pode ser determinante para a criação e fortalecimento de vínculos afetivos saudáveis, entre eles e suas parceiras e filhos (as). Sendo assim, o Pré-Natal do Parceiro propõe-se a ser uma das principais portas de entrada aos serviços ofertados pela Atenção Básica em saúde para esta população, quando enfatiza ações orientadas à prevenção, promoção, autocuidado e à adoção de estilos de vida mais saudáveis.

O momento também foi oportuno para reforçar sobre a saúde do homem, sendo agendado a consulta de enfermagem para realização dos testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite b e c, solicitação de exames laboratoriais de rotina, avaliação odontológica e verificação da situação vacinal.

Texto: Ascom Muçum