Meio ambiente Destaques Forquetinha

Projeto busca recuperar corredor ecológico do Arroio Forquetinha

O lançamento da proposta ocorre na segunda-feira. Meta é preservar o recurso hídrico e a reparar as margens, degradadas por cheias e ações antrópicas

Forquetinha – Fortemente comprometida com a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, a Administração Municipal incentiva práticas sustentáveis e busca alternativas para minimizar os impactos causados.

Estes projetos, coordenados pelo Departamento de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Agricultura, criam parcerias com a comunidade e objetivam propor ações educativas que despertem a importância da sustentabilidade e gerem formas de melhorar a qualidade de vida de todos.

Entre elas está o lançamento do projeto do Corredor Ecológico do Arroio Forquetinha. Conforme o prefeito Paulo José Grunewald, esta é uma estratégia para amenizar os impactos das atividades humanas sob o arroio ao longo de décadas. “Nosso trabalho é constante e busca uma melhoria contínua na preservação de um dos recursos hídricos mais importantes da cidade.”

Pioneirismo

De acordo com Simone Schneider, diretora técnica da empresa Lógica Assessoria Ambiental Inteligente e responsável em desenvolver o projeto, mais uma vez o município de Forquetinha sai na frente na busca pela melhoria contínua do meio ambiente.

“O projeto tem papel fundamental na preservação dos recursos hídricos e a garantia de que a fauna e flora possam se restabelecer. É um grande avanço para o meio ambiente e demonstra o interesse da administração na preservação ambiental.”

Cooperação

Segundo Camila Doebber, graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e com mestrado em Biologia, o projeto Corredor Ecológico do Arroio Forquetinha visa a preservação desse recurso hídrico e a recuperação de suas margens, minimizando os impactos ambientais das áreas ciliares, ocasionados por cheias e ações antrópicas.

“Estas ações precisam ser desenvolvidas em cooperação, com ajuda de toda comunidade. A proteção do nosso arroio e de suas margens significa a proteção do meio ambiente e o bem-estar da toda população.”

Fique atento

O lançamento do projeto será feito na segunda-feira, dia 16, a partir das 9h30min, no auditório do Parque de Exposições Christoph Bauer, em Bauereck, na presença de autoridades municipais e regionais.

Na ocasião ainda será feita a entrega dos prêmios aos ganhadores do concurso de slogans desenvolvido entre os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Batista de Mello e que serão utilizados na divulgação das ações envolvendo a proposta. A presença de público será restrita a convidados em função da pandemia.