Esporte Lajeado

Projeto CapoEducando tem novo núcleo de capoeira na APAE

Nesta segunda-feira, 22/04, iniciou o novo núcleo de capoeira do projeto CapoEducando. A partir de agora, também serão atendidas as crianças da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). O projeto é realizado pela Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), e conta com a parceria do mestre Karcará. O titular da Secel, Carlos Rodrigo Reckziegel, acompanhado dos coordenadores de Esportes e Projetos Esportivos da secretaria, Fabricio Meneghini e Andrea Haetinger, visitaram as crianças na sede da APAE, no bairro São Cristóvão, para comunicar o início do projeto.

O dia já iniciou repleto de atividades para as crianças. “Hoje a aula foi bastante produtiva porque as crianças são bem receptivas. Cantamos, alongamos e jogamos capoeira”, conta Karcará. As aulas acontecerão duas vezes por semana, sempre às segundas-feiras, das 10h às 11h, e terças-feiras, das 16h às 17h.

Segundo o mestre Karcará, as aulas são recreativas, educativas e ricas em cultura afro-brasileira. Os alunos aprendem a lutar, jogar, tocar os instrumentos típicos e cantar, servindo de instrumento cultural, esportivo e educacional. “A capoeira é um instrumento positivo de inclusão social e inserção na sociedade, independente de cor, raça, crenças e deficiências”, ressalta Karcará.

Além disso, durante o ano letivo, o mestre leva o projeto para as crianças do Projeto Vida do Bairro Santo Antônio e, também, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Francisco Oscar Karnal, no mesmo bairro. Ainda, recentemente, o CapoEducando inciou as atividades com as crianças atendidas na sede da Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Slan), no centro, e do Lar da Menina, no Bairro Conservas, que tem como mantenedora a SLAN.

Aberto à comunidade, o projeto acontece também na sala de ginástica do Ginásio Nelson Brancher nas terças-feiras, das 10 às 12h, e das 14h às 15h. Para participar, é recomendado usar roupas leves e as inscrições podem ser realizadas diretamente com o mestre, pelo fone (51) 99949-8231.

 

Fotos João H. Corbellini
Assessoria de Imprensa de  Lajeado