Esporte Solidariedade Lajeado

Projeto CapoEducando tem novo núcleo de capoeira na Slan

A semana inciou com novidades para as crianças da Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Slan) e do Lar da Menina, que tem como mantenedora a SLAN. Na tarde desta segunda-feira, 11/03, iniciou o novo núcleo de capoeira do projeto CapoEducando para as crianças atendidas nas entidades. Pela manhã, o prefeito Marcelo Caumo, junto com o titular da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Carlos Reckziegel e com o coordenador de Relações Comunitárias, Ítalo Reali, visitaram as crianças na sede da SLAN, no bairro Centro, para comunicar o início do projeto. Realizado pela Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer (Secel), o CapoEducando conta com a parceria do Mestre Karcará.
Na primeira aula, cerca de 20 jovens participaram do projeto, no bairro Centro. As aulas, que serão coordenadas pelo Mestre Karcará, acontecerão uma vez por semana, sempre nas segundas-feiras, das 13h30 às 14h30 na SLAN, e das 15h às 16h no Lar da Menina, no bairro Conservas.Segundo o Mestre Karcará, as aulas são recreativas, educativas e ricas em cultura afro-brasileira, quando os alunos aprendem a lutar, jogar, tocar os instrumentos típicos e cantar, servindo de instrumento cultural, esportivo e educacional. “Estou muito feliz em voltar a trabalhar com as crianças da SLAN. Na capoeira, as crianças vão se descobrindo, pois é trabalhada a lateralidade, o reflexo, a parte musical, ritmo e coordenação motora”, explica Karcará.

Além disso, durante o ano letivo, o Mestre Karcará leva o projeto para as crianças do Projeto Vida no Bairro Santo Antônio e na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Francisco Oscar Karnal, no mesmo bairro. Também aberta à comunidade, a sala de ginástica do Ginásio Nelson Brancher recebe as aulas de capoeira nas terças-feiras, das 10 às 12h, e das 14h às 15h.

 
Fotos João H. Corbellini
Coordenadoria de Comunicação Social
Lajeado – RS