Cultura RS RSS Lajeado

Projeto Circuito Cultural movimenta bairros Alto do Parque e Centro no seu primeiro final de semana

No domingo, cerca de 300 pessoas estiveram presentes na Praça da Matriz (Foto: Divulgação)

Apresentações musicais e teatrais marcaram as primeiras atividades do Circuito Cultural, que começaram no fim de semana. O projeto, que está sob responsabilidade da Orquestra de Concertos de Lajeado (OCLAJE), entidade vencedora do projeto, é produzido pela Culturama.

No sábado, as atividades aconteceram entre os pavilhões 2 e 3 do Parque do Imigrante, dentro da etapa de realização de atividades culturais no bairro Alto do Parque. No domingo, foi a vez de o bairro Centro ser contemplado, com as ações ocorrendo na Praça da Matriz.

“Arte por Toda a Parte” é o nome do projeto que oferece à comunidade um evento com programações culturais nos espaços públicos do município. Cada um dos 27 bairros de Lajeado deverá contar com uma ação deste tipo. No sábado, o evento iniciou com a apresentação Solon Chaves. Após, o público pode participar do Microfone Aberto, que consistia em um espaço livre de manifestação artística. As pessoas também puderam prestigiar a peça teatral “Lili e Juquinha em A Mágica Financeira”, uma peça que trata sobre educação financeira.

No domingo, cerca de 300 pessoas estiveram presentes na Praça da Matriz. A programação iniciou com a apresentação do Solon Chaves e após, o Microfone Aberto. O evento se encerrou com a apresentação da OCLAJE.

O Circuito Cultural é composto por três projetos, que têm o objetivo de levar programação e atividades culturais aos bairros da cidade para facilitar o acesso das pessoas que residem longe do centro da cidade a ações culturais. Além do “Arte por Toda a Parte”, outros dois projetos culturais serão realizados: “Dança Gaúcha de Salão como parte do processo de ensino aprendizagem da cultura gaúcha”, proposto pelo Piquete Morro Santo, e “Contando as Histórias e Estórias do Município de Lajeado”, da entidade Centro de Cultura Alemã de Lajeado.

O projeto Circuito Cultural conta com financiamento do Governo do Estado do Rio de Grande do Sul, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer/ Pró-cultura RS – Fundo de Apoio a Cultura (FAC), do qual receberá R$ 100 mil, com contrapartida de R$ 43 mil do município, oriundos da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer (Secel) de Lajeado.

Os bairros que receberão as próximas ações do Circuito Cultural – “Arte por Toda a Parte” serão divulgados nos próximos dias. Acompanhe aqui a página do Circuito Cultural no Facebook.

Texto: Ascom Lajeado