Educação RSS Estrela

Projeto da Casa da Criança aproxima alunos da literatura

Na escadaria do Rio Taquari houve uma grande roda de leitura (Foto: Jéssica Taís Scheeren)
Na escadaria do Rio Taquari houve uma grande roda de leitura (Foto: Jéssica Taís Scheeren)

A partir dos projetos “Histórias, Explorando e Ampliando Aprendizagens, Apropriando-se de Diversas Estratégias” e “Espetáculo das Cores”, alunos do Jardim B1 da Escola Municipal de Educação Infantil Casa da Criança Estrelense, de Estrela, estão fazendo novas descobertas sobre o mundo da literatura. Na sexta-feira (31), a turma visitou a Biblioteca Pública e a escadaria do Rio Taquari, com o objetivo de proporcionar às crianças contato ainda maior com a literatura.

“O prazer pela leitura e pelo conhecimento, assim como por tudo em nossas vidas, parte de bons sentimentos oriundos de boas experiências. E a aprendizagem, quando permeada de afeto e prazer, tem muito mais significado”, diz a professora Bruna Maria Palm. Pensando nisso, Bruna e a equipe diretiva desenvolveram um passeio onde, inicialmente, os alunos conheceram e exploraram o acervo literário da biblioteca pública. Após, visitaram a escadaria, onde encontraram diversas surpresas, como os trapezistas confeccionados com seus pais e uma grande roda de leitura especialmente pensada para este momento. Além disso, puderam brincar no parque, onde descobriram a Arte na Escadaria, uma geladeira reformada com um acervo literário ofertado para a população.

Conforme a professora, o passeio foi um sucesso, pois cada nova descoberta era comemorada pelas crianças. “Alguns alunos, inclusive, tiveram seu primeiro contato com os espaços visitados. Com certeza, o passeio agregou muito valor cultural à suas vidas e de todos que se fizeram presentes. A criança deve brincar e, por meio do convívio com o eu, o outro e o nós, apropriar-se de si e do mundo ao seu redor, conquistando assim êxito pessoal, social e profissional sendo, acima de tudo, amada e feliz”, assinala a professora.

Texto: Ascom Estrela