Social Saúde Destaques Nova Bréscia

Projeto da Secretaria de Saúde participa de prêmio da Famurs

O Município de Nova Bréscia participou da terceira edição do “Prêmio Boas Práticas”, promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Nova Bréscia foi representada pelo projeto de “Implantação do Protocolo de Fisioterapia”, da Unidade Básica de Saúde (UBS). O Prêmio é um instrumento para identificar, reconhecer, disseminar e estimular a realização de práticas bem-sucedidas, inovadoras e replicáveis, desenvolvidas pelas administrações municipais, que contribuam para implementação de políticas públicas locais.

O projeto foi implantado no Município devido ao crescimento dos atendimentos do Setor de Fisioterapia da UBS, o que gerou uma vasta lista de espera. Na ausência de respaldo técnico documentado para regulação e ingresso de pacientes no serviço, inclusive, a nível regional, criou-se o Protocolo de Fisioterapia, que surgiu como um documento para melhorar a gestão dos serviços prestados à população nesta área, além de regularizar e padronizar o acesso ao serviço de Fisioterapia da Unidade.

A Implantação do Protocolo de Fisioterapia resultou na facilitação do trabalho da Secretaria, direcionando os pacientes, dando atenção diferenciada para cada situação, sem negligenciar atendimentos, enfatizando o princípio da equidade do SUS. No setor, em específico, facilitou o trabalho técnico, a triagem, a organização e principalmente o atendimento à extensa fila de espera, tranquilizando os profissionais e os pacientes, humanizou o atendimento, padronizando prioridades, porém sem deixar de prestar atendimentos aos demais, direcionando-os aos serviços de apoio conveniados ao Consórcio de Saúde.

Ao todo, foram 374 projetos inscritos no Prêmio, de 178 prefeituras, que concorreram ao primeiro lugar de dez categorias: Agricultura; Assistência Social; Comunicação Social; Cultura, Turismo e Lazer; Educação; Fazenda; Meio Ambiente; Mobilidade Urbana e Trânsito; Saúde; e Segurança Pública.

 

Assessoria de Imprensa de Nova Bréscia