Esporte Lajeado

Projeto de canoagem de Lajeado se prepara para novo campeonato após vitórias

Após conquistarem a posição de 4ª melhor equipe da Copa Brasil de Canoagem 2019, em São Paulo, os atletas da Associação de Ecologia e Canoagem (Aeca) estão se preparando para o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem. A próxima competição ocorrerá em Brasília, em setembro deste ano. Entre os atletas, estão os alunos participantes do Projeto Remada Ecológica, resultado de uma parceria entre Aeca e Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

Entre os dias 30 e 31 de março, a Aeca levou os jovens dos municípios de Lajeado e Estrela para competirem na Copa Brasil. Voltaram para casa trazendo 13 medalhas, sendo 6 de ouro, 3 de prata e 4 de bronze. No dia 02/04, os competidores comemoraram as vitórias em uma carreata com o caminhão do Corpo de Bombeiros de Lajeado, passando pela principais ruas da cidade. Dos 15 atletas da equipe, 9 participam do Projeto pelo município.

Agora, os jovens classificados estarão entre os dias 29 de agosto de 1º de setembro, competindo em Brasília, no Distrito Federal. Segundo o técnico da Aeca, João Francisco Hauschild de Oliveira, os preparativos para o campeonato já começaram. “Estão todos mobilizados. Já temos uma programação de treinos até o final de agosto, quando inicia a competição. Os treinamentos acontecem dentro e fora da água. Fazem academia e exercícios aeróbicos”, conta João.

Saiba mais sobre a Remada Ecológica

Em agosto de 2017, a Associação iniciou seus trabalhos no município de Lajeado. O Projeto Remada Ecológica conta com três professores e é totalmente gratuito, voltado para crianças e adolescentes de 11 a 17 anos, estudantes e moradores da cidade de Lajeado.

O projeto funciona de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 18h, na Marina do Vale.

Segundo João, todas as crianças utilizam obrigatoriamente um colete salva-vidas, mesmo que já saibam nadar. “A criança, quando inicia na canoagem, não vai sentar num caiaque e sair remando. Primeiro passamos todos os passos de adaptação e princípios da natação. Priorizamos a segurança das crianças”, ressalta.

Oliveira conta que o projeto também serve para selecionar e incentivar as crianças para participarem de competições a nível regional, nacional e internacional. “As atividades proporcionam atividade físicas, contato com o meio ambiente e com o Rio Taquari. Também trabalhamos questões de preservação e conscientização ambiental”, explica.

Para participar, basta o jovem comparecer na Marina do Vale, mediante a presença dos pais ou responsáveis, e preencher uma ficha de inscrição anexando os documentos dos responsáveis, pessoais e comprovante de residência.

Marina do Vale

Endereço: Rua Carlos Afonso Bergmann, 126, bairro Carneiros

 

Medalhas conquistadas no Copa Brasil

Ouro
1) Pâmela Grohe – K1 1000m
2) Pâmela Grohe – K1 500m
3) Pâmela Grohe – K2 1000m
4) Eduarda Vettorelo – K2 1000m
5) Pâmela Grohe – K2 500m
6) Eduarda Vettorelo – K2 500m

Prata
1) Daniele Huve – K1 1000
2) Daniele Huve – K 1 500m
3) Leandro Dias – Mini K1 500

Bronze
1) Andrey da Rosa – K1 1000
2) Jiordana Mergen – K1 200m
3) Vinícius de Moraes – K2 200m
4) Daniel Diedrich – K2 200m

 

 

Fotos: Arquivo Aeca
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Lajeado