Social Saúde Lajeado

Projeto de ginástica “Lian Gong” do município será apresentado em Congresso Nacional

O projeto de ginástica da modalidade “Lian Gong” desenvolvido pela Estratégia da Saúde da Família (ESF) do bairro Moinhos, vinculado à Secretaria da Saúde (SESA) de Lajeado, conquistou o 3º lugar da categoria “Participação da Comunidade na Saúde”, na Mostra de Experiências Exitosas do Rio Grande do Sul. A mostra integrou a programação do 31º Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul, que ocorreu entre os dias 22 e 25 de abril, em Bento Gonçalves. Com a classificação, o grupo se prepara para a próxima etapa, que ocorrerá no 35º Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, entre os dias 02 e 05 de julho, em Brasília.

O maior evento de Saúde Pública do Estado ocorreu em Bento Gonçalves e foi realizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS). O congresso, que abriu espaço para a exposição de experiências exitosas em saúde pública, tinha como objetivo promover ações bem-sucedidas do SUS, criativas e inovadoras. Foram cerca de 500 projetos inscritos, e 160 selecionados para serem apresentados na Mostra. Entre eles, o projeto Lian Gong, que foi apresentado pela enfermeira da ESF Montanha II Gladis Schneider Satiq e pela agente comunitária de saúde do Moinhos Vânia Ritta Virti. Após a apresentação, o projeto de ginástica chinesa ficou entre os 32 trabalhos exitosos selecionados para a etapa nacional e ainda conquistou o 3º lugar dentro da categoria “Participação da Comunidade na Saúde”.

O trabalho agora será apresentado no 35º Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, organizado pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). Os 10 melhores projetos do Congresso Nacional receberão premiação em dinheiro. Esse evento reunirá 5 mil pessoas, entre gestores municipais de saúde, trabalhadores do SUS, representantes de instituições ligadas à saúde e autoridades.

O projeto Lian Gong

Todas as terças-feiras, o projeto reúne pessoas de todas as idades para a prática de exercícios, que buscam tratar e prevenir dores no corpo, problemas osteomusculares e articulações e, principalmente, o equilíbrio entre corpo e mente por meio da técnica da respiração correta. São três agentes comunitárias de saúde do bairro – Vânia Ritta Virti, Rose Freitas e Analice Cella – que se dedicam a promover uma série de exercícios para os participantes. As atividades acontecem a partir das 8h, no ginásio do bairro ou na academia ao ar livre.

Praticante desde a formação do grupo, Schirley Leite, 70 anos, conta que adora participar. Ela também integra outros dois grupos de ginástica no município. “Gosto de me movimentar. É muito bom porque aqui somos um grupo tanto para praticar atividade quanto para fazer novas amizades”, conta.

“As atividades conseguem trabalhar a questão articular, a respiração e também o acolhimento. Temos uma população cada vez mais envelhecida, e neste grupo nós trocamos abraços e energias”, destaca a agente de saúde Vânia.

As atividades do Lian Gong são abertas à comunidade de todo o município. Os interessados em participar podem comparecer no local, nos dias de atividade.

Prática de Lian Gong

Dia: terças-feiras

Hora: 8h

Local: Ginásio do Bairro Moinhos ( rua Allan Kardec, bairro Moinhos) ou academia ao ar livre do bairro (Avenida Presidente Castelo Branco, na área verde atrás da EEEF Carlos Fett Filho)

 

 

Texto e fotos: Pietra Darde
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Lajeado