RS RSS Obras Santa Clara do Sul

Projeto de recuperação do arroio Saraquá prevê construção de Parque Linear

Eisenberger apresentou as fases e prazos do projeto de recuperação do arroio Saraquá (Foto: Divulgação)

O Departamento de Meio Ambiente e Saneamento Básico de Santa Clara do Sul organizou reunião com proprietários de Áreas de Proteção Permanente (APPs). O espaço possibilitou ao público conhecer as etapas do projeto e lançou prospecção de construção de um parque linear. As atividades discutidas já tiveram início na última sexta-feira (2).

Segundo o biólogo responsável pelo projeto, Jaques Léo Eisenberger, o trabalho consistirá em três fases: análise de vegetação ciliar, qualidade da água e educação ambiental. Jaques enfatiza que as mudanças deverão ocorrer somente após o diagnóstico de cada propriedade. Nos casos de necessidade, os proprietários serão orientados sobre as medidas que deverão adotar.

A construção de um parque linear, outro assunto debatido, é inicialmente projetado com espaços para passeio e convivência. Segundo o secretário de Infraestrutura Edson Mallmann, o parque possibilitaria a preservação da fauna e da flora, além do arroio Saraquá que divide o município ao meio, de modo cooperativo. Além disso, a população teria mais uma opção de lazer. “Mas esta é uma fase ainda em prospecção, que será avaliada e discutida mais tarde”, ressalta Mallmann.

O promotor de Justiça de Lajeado, Sérgio Da Fonseca Diefenbach, também marcou presença avaliando os impactos do projeto para a comunidade. “Eu percebo esse município está bastante avançado na questão ambiental, não só pela organização administrativa do setor de meio ambiente e empenho dos técnicos que aqui trabalham, mas também pela compreensão da comunidade”, comenta Diefenbach.

Texto: Ascom Santa Clara do Sul