Saúde Arroio do Meio Destaques

Projeto de Saúde Preventiva Bucal percorre Escolas Municipais

Pequenos ficam atentos e encantados com a palestra lúdica da dentista(Foto: Maica Viviane Gebing)
Pequenos ficam atentos e encantados com a palestra lúdica da dentista(Foto: Maica Viviane Gebing)

Dicas de saúde bucal estão sendo levadas a 400 alunos de quatro a seis anos de idade das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) de Arroio do Meio. O projeto de Saúde Preventiva Bucal nas Escolas é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. No roteiro estão incluídas as 13 EMEFs, iniciando pelas crianças do Nível A e 1º ano. Na próxima etapa, que está programada para o segundo semestre, o projeto será estendido para os alunos até o 5º ano, somando cerca de 1.360 alunos beneficiados com kits de higiene bucal e dicas de prevenção.
O projeto acontece por meio da apresentação de um vídeo informativo, seguido de palestra com a dentista Juliana de Oliveira e entrega de kit de higiene bucal contendo fio dental, escova e pasta dentária, além de uma cartilha lúdica informativa com o título “Cuide dos seus dentes e ande sempre contente”. Durante o bate papo com os alunos, a profissional da saúde fala sobre a importância do uso correto de creme e fio dental, escovação, controle e frequência no consumo de açúcares e carboidratos. Tudo de forma lúdica e com exemplos compreensíveis para a idade das crianças. O trabalho iniciou ainda em 2014, quando as Auxiliares de Saúde Bucal realizaram visitas às escolas, com escovações dentárias orientadas aos pequenos. Após a apresentação do conteúdo, os alunos têm espaço para tirar dúvidas.
Crianças que necessitam de consulta odontológica devem ser conduzidas por seus pais ou responsáveis ao Posto de Saúde do seu bairro, diante agendamento prévio. A medida é necessária por se tratar de menores de idade. Mais informações podem ser adquiridas nos postos dos bairros, Escolas ou diretamente no Posto de Saúde Central, pelo fone (51) 3716 1275.
Saiba mais sobre Atendimento Odontológico à comunidade arroio-meense:
Para atender a demanda, a Administração Municipal contratou mais um dentista, por meio de concurso público. Os quatro profissionais são auxiliados por duas auxiliares, em atendimentos realizados diariamente no Posto de Saúde Central, e semanalmente nos ESFs dos bairros Bela Vista, Navegantes, Aimoré e São Caetano, além da Unidade Móvel de Saúde, que percorre comunidades do interior do Município (conferir cronograma com a Secretaria de Saúde). São oferecidos gratuitamente à comunidade procedimentos como restaurações, extrações, limpezas, aplicação de selante e flúor, avaliações de lesões orais, entre outros. Interessados podem retirar fichas de atendimento em sextas-feiras pela manhã, às 7h10min, no subsolo da Prefeitura.
Texto: Portal Região dos Vales/Ascom Arroio do Meio