Segurança Santa Clara do Sul Destaques Lajeado

Projeto do Centro Integrado regional terá espelhamento de câmeras de Santa Clara do Sul

Maya e Locatelli se reuniram no 22º BPM nesta quarta-feira

O Centro Integrado de Operações (CIOp), que será construído em Lajeado, junto ao terreno do 22º Batalhão de Polícia Militar (BPM) da Brigada Militar, terá espelhadas as imagens captadas por 45 câmeras de videomonitoramento a serem instaladas no Município de Santa Clara do Sul. Conforme o chefe interino do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale do Taquari (CRPO-VT), tenente-coronel Luis Marcelo Gonçalves Maya, a instalação das câmeras deve ser finalizada em dois meses, podendo este prazo ser alterado em função das condições do tempo. Nesta quarta-feira (29/05), o comandante esteve reunido com o secretário de Segurança Pública (Sesp) de Lajeado, Paulo Locatelli, a fim de definir adaptações na sala de videomonitoramento para melhorar a visualização das imagens.

Maya destaca que, de forma provisória, as câmeras de videomonitoramento já instaladas em Lajeado, assim como as que serão instaladas em Santa Clara do Sul, serão monitoradas na sala de videomonitoramento instalada provisoriamente no 22º BPM até que seja construído o Centro Integrado de Operações (CIOp). Ele adianta que o espelhamento das imagens captadas em Santa Clara do Sul também ocorrerá no Pelotão da Brigada Militar instalado no município vizinho a Lajeado.

O comandante também salienta que as imagens vão contribuir para monitorar fugas de criminosos de um município para outro. “Esperamos que a iniciativa de Santa Clara do Sul sirva de exemplo para os demais municípios do Vale do Taquari aderirem ao videomonitoramento integrado”, afirma Maya. Entre as vantagens do videomonitoramento, ele cita a contribuição para redução dos índices de criminalidade, maiores chances de identificação e prisão de criminosos, pois ajudam no trabalho de investigação e também contribuem para que o Ministério Público possa formalizar denúncia contra criminosos.

 

Texto e foto: Rafael Scheeren Grün
Assessoria de Imprensa de Lajeado