Educação Teutônia

Projeto do Creas traz peça teatral sobre violência sexual para estudantes de Teutônia

Peça teatral integrou projeto Creas nas Escolas

Iniciativa realizada pelo Centro de Referência de Assistência Social encerra o projeto “Creas nas escolas”, que tem como objetivo alertar as crianças e adolescentes sobre violação de direitos

 

Desde o dia 17 de maio, alunos do Ensino Fundamental de cinco escolas das redes estadual e municipal de Teutônia receberam a visita de profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (Creas) do município, com o projeto “Creas nas escolas – cuidar é preciso”. Na oportunidade, as crianças e adolescentes foram orientadas sobre violação de direitos, identificação de situações de violências físicas, psicológicas e sexuais, e dito a melhor forma de denunciar casos de agressões e abusos.

Na terça-feira, dia 19, o “Creas nas escolas” foi concluído com a peça teatral “Quando o segredo gritar”, para os estudantes das escolas municipais, estaduais e privadas do município. O espetáculo, que é feito pelo grupo Teatro Social e dirigido por Antônio Lopes, existe desde 2005 e viaja pelo Brasil, sobretudo Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mostrando, através da arte, o tema violência sexual. Após, os atores Antonio Lopes Filho, Mara do Prado e Antônio Lopes debateram com os estudantes sobre a peça e o tema.

Segundo o diretor do espetáculo, Antônio Lopes, mais de 70 mil pessoas já assistiram ao teatro, que tem como elenco e organização: Antonio Lopes Filho, Mara do Prado, Francisco Lopes, Antônio Lopes, Rose Schweig Lopes, Paulo Kuhn e Odarlan Mapelli. “Ficamos muito felizes em saber que Teutônia está trazendo esta temática de um jeito diferente, por meio da inserção da arte. Agradeço a Administração Municipal por acreditarem na proposta, no teatro e nos profissionais. Lisonjeado por saber que confiaram no meu trabalho”, salienta Lopes.

A secretária de Assistência Social e Habitação e primeira-dama de Teutônia, Jaqueline Musskopf, destaca o trabalho realizado por sua equipe, que é de extrema importância para a comunidade. “Sabemos quantos tipos de violência existem e quanto se sofre com isso. É fundamental conhecermos e entendermos o que é uma violação de direitos e como devemos proceder”, aponta.

O projeto “Creas nas Escolas – Cuidar é preciso” foi desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social de Teutônia, por meio do Creas. O projeto surgiu como forma de relembrar o dia 18 de maio, data escolhida nacionalmente para a conscientização do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

 

 

CRÉDITOS DO TEXTO: Larissa Santos
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Teutônia