Rural Putinga

Projeto Educação em Saúde de Putinga conta com parceria da Emater/RS-Ascar

Desde o mês de abril, a Emater/RS-Ascar de Putinga é parceira do projeto Educação em Saúde, da Secretaria de Saúde do município. Por meio dele, uma equipe de profissionais desloca-se para as comunidades do interior com a intenção de realizar um trabalho de prevenção. No total são 23 grupos atendidos, cabendo à Emater/RS-Ascar a abordagem de algum tema relacionado à saúde.

Na primeira rodada, a extensionista Social Rafaela Czermaneski reforçou a importância do uso moderado de sal na alimentação, especialmente pelo fato de muitos integrantes do grupo serem hipertensos. Na ocasião foi elaborada receita de sal temperado com ervas aromáticas e cada participante levou uma amostra para casa. “A mistura é simples, mas acumula os efeitos benéficos de plantas medicinais, como alecrim e manjericão, que são excelentes no tratamento de problemas digestivos”, salienta Rafaela. “A intenção é mostrar que é possível reduzir o sal e manter a comida saborosa”, completa.

A extensionista reforça o fato de que a proposta tem sido bem recebida tanto pelos grupos, quanto pelos parceiros. “Trata-se de um trabalho de prevenção, que não é destinado a solucionar exclusivamente os problemas de saúde”, reforça Rafaela. Na próxima rodada o tema a ser trabalhado será a Sanidade dos Pomares, com ênfase no controle da mosca da fruta. As atividades são abertas à toda a comunidade.

 

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Lajeado
Jornalista Tiago Bald