Trânsito RS RSS Lajeado

Projeto Educação para o Trânsito recebe novas bicicletas

Para as aulas práticas, é montada uma espécie de mini cidade, com simulação de ruas (Foto: Pietra Darde)

O projeto Educação para o Trânsito, realizado pela Prefeitura de Lajeado, por meio do Departamento de Trânsito e da Secretaria de Educação (Sed), recebeu oito bicicletas novas para auxiliar nas aulas sobre trânsito que acontecem nas Escolas de Educação Infantil (EMEIs) e Ensino Fundamental (EMEFs) do município.

Ensinar os alunos desde pequenos para contribuírem para um trânsito mais seguro e criarem consciência da importância das normas de trânsito é o objetivo do projeto. As aulas, coordenadas pelo fiscal de trânsito Paulo Jandir Andres, são teóricas e práticas. Nas aulas teóricas os alunos estudam, por meio de vídeos e palestras, o comportamento correto do passageiro, de pedestres e de ciclistas e a importância de equipamentos de segurança e do respeito às regras de trânsito. Para as aulas práticas, é montada uma espécie de mini cidade, com simulação de ruas, em que os alunos atuam como se fossem ciclistas e pedestres. Além das novas bicicletas, também foram adquiridos materiais como cones, fitas, sinaleiras e placas.

As crianças da Escola de Ensino Fundamental Vida Nova, localizada no bairro Conventos, utilizaram as novas bicicletas na aula prática na tarde de terça-feira (07). Para as aulas práticas, os alunos precisam trazer as suas bicicletas. As novas foram oferecidas a quem não tinha o brinquedo para permitir que mais alunos participassem ao mesmo tempo. O aluno Felipe Carvalho, 7 anos, contou que conheceu as regras de trânsito e o que mais gosta é andar de bicicleta durante as aulas.

O projeto, executado durante todo o ano, traz benefícios também para as famílias das crianças. Segundo a diretora da escola, Vivian Zuffo, as crianças gostam muito. “Eles aprendem aqui e acabam cobrando dos pais em casa. Eles aprendem a caminhar e a cuidar da segurança na via. E assim, é uma maneira de alertá-los”.

Para saber mais sobre o projeto:

Escolas municipais interessadas em levar o projeto para os alunos devem entrar em contato com o Departamento de Trânsito da Prefeitura de Lajeado pelo fone 3982-1073 ou com a Secretaria de Educação pelo fone 3982-1053.

Texto: Ascom Lajeado