Roca Sales Rural - Agricultura

Projeto estadual distribui sementes de milho para produtores de Roca Sales

Como parte do Projeto de Distribuição de Sementes de Milho Para Produtores de Leite do RS, cinquenta e três produtores de Roca Sales receberam, no último mês, sementes de milho Syngenta para a implantação de lavouras. A política pública é desenvolvida pela Emater/RS-Ascar, com o apoio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado e visa a melhorar a alimentação dos rebanhos em propriedades leiteiras, além de reduzir o custo de implantação das lavouras destinadas a este fim.

 

No Vale do Taquari foram beneficiados 1308 produtores de 33 municípios. “A ideia do programa é a de apoiar especialmente os bovinocultores de leite afetados pela estiagem ocorrida neste ano agrícola e também afetados pela pandemia de coronavírus”, salienta o extensionista da Emater/RS-Ascar, engenheiro agrônomo Alano Tonin. “O projeto também visou contemplar especialmente os pequenos agricultores, que produzam no máximo 300 litros de leite por dia”, completou o agrônomo.

 

Outros critérios levaram em conta o fato de os produtores realizarem  entrega em indústrias de laticínios, possuírem Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e indicação validade pelo Conselho de Desenvolvimento Rural.  “Como parte do programa, os agricultores serão capacitados sobre produção de milho e confecção de silagem em quatro encontros mais espaçados para evitar aglomerações”, explica o extensionista da Emater/RS-Ascar, engenheiro agrônomo Guilherme Miritz. As reuniões serão realizadas em dezembro, antecipando o corte das lavouras para silagem.

 

No Estado, a ação deve apoiar 11.111 pequenos produtores de leite, de 254 municípios que respondem por 85% da produção anual – aproximadamente 3,35 bilhões de litros de leite. Outras ações e treinamentos online têm sido realizados em todas as regiões do Rio Grande do Sul com enfoque em boas práticas de produção de milho.

 

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Lajeado
Jornalista Tiago Bald