RS Educação RSS Estrela

Projeto Geladeira Literária chega ao bairro Oriental

Iniciativa envolve alunos, pais e comunidade do bairro (Foto: Divulgação)
Iniciativa envolve alunos, pais e comunidade do bairro (Foto: Divulgação)

O projeto Geladeira Literária, que começou no Loteamento Popular, no bairro Boa União, em Estrela, numa iniciativa da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Ruth Markus Huber, ganhou uma extensão e chegou, ontem (20), ao bairro Oriental. Moradores, como Vitor Hugo Lenhardt e Alexandre Cardoso e suas famílias, com apoio da Escola Municipal de Educação Infantil São João, mobilizaram-se para torná-lo realidade. O objetivo é incentivar e mostrar a importância da leitura para a formação de crianças, jovens e adultos.
Os moradores doaram a geladeira que, recuperada, a partir de agora servirá como uma biblioteca, com livros – a maioria infantis – jornais e revistas à disposição de todos que se interessarem pela leitura. A coordenação pela escola está a cargo da professora Andrelina Iara Borges Schimitt.
A diretora da Emei São João, Joice Helena Ludwig, destaca a parceria da comunidade para tornar o projeto realidade no bairro. “A escola fez uma campanha junto aos moradores, que colaboraram com a doação de livros, revistas e jornais”, conta. “Houve uma grande mobilização, com engajamento dos pais, alunos e comunidade”.
A geladeira foi colocada próximo ao Cemai, na Pinguela, onde todos terão acesso às obras que lhe interessarem. A Secretaria de Obras Públicas colaborou com a instalação de um banco para os que quiserem fazer a leitura no local. Conforme Joice, a organização e funcionamento ficarão a cargo dos próprios moradores. Para marcar o início do projeto, alunos da Emei São João e moradores realizaram um ato simbólico na manhã desta quarta-feira.

Texto: Ascom Estrela